Representantes da federação com o governador Cláudio Castro e o ministro Flávio Dino, que anunciou início de operação da PRF para o combate ao roubo de cargas, entre ouras medidasFoto: Paula Johas
“A integração dos governos é de extrema importância para melhorar a segurança no estado do Rio. Nós da Firjan acreditamos que os anúncios feitos hoje contribuirão enormemente para o combate a crimes que colocam a vida das pessoas em risco e afetam o ambiente de negócios”, disse o presidente em exercício da Firjan, Luiz Césio Caetano, após participar nesta segunda-feira, dia 19, de cerimônia que oficializou parceria entre os governos federal e estadual para o fortalecimento da segurança pública no estado. A integração das forças de segurança é um dos pleitos da federação.
O evento aconteceu no Palácio Guanabara, em Laranjeiras, no Rio de Janeiro, com a participação do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, do prefeito do município do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e outras autoridades. Também estavam presentes o presidente do Conselho de Defesa e Segurança Pública da Firjan, Carlos Erane de Aguiar, e a presidente do Conselho Empresarial de Mulheres da Firjan e diretora da federação, Carla Pinheiro.
O início de operação da Polícia Rodoviária Federal para o enfrentamento ao roubo de cargas, a doação de viaturas, drones e outros equipamentos, além do aumento da capacidade do sistema penitenciário estadual e a custódia federal de presos, estão entre as medidas anunciadas pelo governo federal durante o evento.
De acordo com o ministro Flávio Dino, além dos investimentos anunciados no na cerimônia, existem outras medidas já em andamento no estado do Rio. “Investimento aproximado, neste ano de 2023, na ordem R$ 270 milhões do governo federal em várias áreas, desde o sistema penitenciário, também na área relativa às políticas sociais e à prevenção e proteção às mulheres”, destacou o ministro, que anunciou também a construção da Casa da Mulher Brasileira, no Rio de Janeiro.
O governador Cláudio Castro ressaltou a relevância da parceria. “A gente fica feliz em estar nesse evento com o ministro Flávio Dino, que está trazendo essa ajuda federal, porque a segurança do Rio de Janeiro - que apesar de ser de responsabilidade estadual - precisa muito do governo federal, da Polícia Rodoviária Federal, da Capitania dos Portos, dos Aeroportos”, disse o governador, ressaltando a importância do combate à entrada de armas, drogas e ao roubo a cargas.
Com relação ao crime de roubo de cargas, levantamento feito pela Firjan aponta que no primeiro trimestre do ano foram 1.117 ocorrências, com prejuízo econômico direto de R$ 104,5 milhões. Além disso, a federação ressalta que existe o custo com a prevenção a esse tipo de crime. “A Firjan participa do debate e propõe medidas para o combate ao roubo de cargas. Na agenda “Propostas Firjan para um Brasil 4.0” estão relacionadas as ações sugeridas”, disse o presidente em exercício da Firjan, Luiz Césio Caetano. Além do documento, Caetano destaca que na Baixada Fluminense, por exemplo, região que concentra o crime de roubo de cargas no estado, a Firjan criou grupo de trabalho, com a participação de órgãos de segurança.
Acesse a agenda "Propostas Firjan para um Brasil 4.0".