
Silvia Lantimant (vice-presidente do Conselho), Marcelo Kaiuca (presidente), Sandro Mattos e Tiago Tibiriçá, os dois últimos, representantes da concessionária que administra as rodovias BR-116, 465 e 493Foto: Vinícius Magalhães
O Conselho Empresarial Firjan Nova Iguaçu e Região se reuniu, nesta quinta-feira (17/7), para debater entre outros assuntos as atualizações das obras da EcoRioMinas, concessionária responsável por trechos das BRs 116, 465 e 493, nos estados do Rio de Janeiro e de Minas Gerais. Sua malha rodoviária liga a capital fluminense ao leste de Minas e inclui o Arco Metropolitano, a Região Serrana do Rio e o acesso ao Porto de Itaguaí.
O presidente da Firjan Nova Iguaçu e Região, Marcelo Kaiuca, destacou a importância do acompanhamento das atualizações das obras no estado por representar um avanço na infraestrutura de transporte dos municípios fluminenses. “Há uma atenção especial à transmissão de informações em relação às obras das nossas rodovias, buscando esclarecer dúvidas e saber dos avanços, planejamento e execução para que possamos contar com uma infraestrutura mais moderna, segura e eficiente”, destacou.
O empresário afirmou que saber dos rumos das obras das estradas é essencial para o desenvolvimento econômico e a sustentabilidade do setor logístico. “A expectativa é que tenhamos rodovias mais modernas, seguras e preparadas para atender às demandas do futuro”, acrescentou Kaiuca.
As obras de melhorias na BR-116 foram as que mais chamaram atenção dos participantes. Desde 2024, diversas intervenções têm sido realizadas para ampliar a capacidade da via e garantir maior segurança e fluidez no trânsito. Segundo informações dos representantes, os trabalhos estão concentrados principalmente nos trechos de maior movimento, como na altura de Seropédica, na Baixada Fluminense, e na divisa com Minas Gerais.
“Essas intervenções incluem a ampliação de faixas, melhorias na sinalização e a instalação de novas estruturas para facilitar o tráfego, especialmente nas áreas próximas às margens da rodovia. Apesar dos avanços, o processo tem enfrentado alguns desafios, como a necessidade de interdições temporárias e ajustes na infraestrutura de concessionárias de energia elétrica, gás e telecomunicações. Essas ações são essenciais para garantir a segurança durante os trabalhos e minimizar os transtornos aos usuários”, explicou Tiago Tibiriçá gerente de Engenharia da EcoRioMinas.
Ele informou que, atualmente, as equipes estão focadas na liberação de acessos e na realização de obras de ampliação em trechos específicos, com previsão de conclusão em breve. Além disso, há um esforço conjunto para coordenar as intervenções com os órgãos reguladores e concessionárias, garantindo que todas as etapas sejam cumpridas dentro do cronograma.
Segundo os engenheiros, as obras na Dutra incluem atividades complexas de geotécnica, como a estabilização de encostas. “Essas ações visam atender ao aumento do fluxo de veículos, especialmente na região de Seropédica, onde há uma concentração significativa de operações logísticas”, explicou Sandro Mattos, gerente de Operações da concessionária.
A previsão é que, até 2027, todas as melhorias estejam concluídas, incluindo a ampliação das faixas, instalação de passarelas para pedestres, melhorias na sinalização e iluminação, além de obras nos viadutos e pontes. Essas ações fazem parte de um projeto maior de modernização da rodovia, que busca oferecer mais segurança, conforto e sustentabilidade para os milhões de motoristas que utilizam a via diariamente.