Na última reunião do ano, o Conselho Regional da Firjan Nova Iguaçu e Região reuniu nesta quarta-feira (23) empresários associados da região, atuantes nos setores da construção civil, indústria química, alimentos, transporte logístico, papelaria, metal mecânico, tecnologia e seguros. Na ocasião o presidente da Firjan Nova Iguaçu e Região, Carlos Erane de Aguiar, além do anúncio de implementação para o próximo ano, inaugurou a Planta de Piloto de Sorvete e Picolé da Firjan SENAI, desenvolvida em parceria com Sindicato das Indústrias de Alimentos e Bebidas da Baixada Fluminense (SIMAPAN).
Durante o encontro, que contou com a presença da diretoria da Firjan, foram destacados outros avanços previstos para o próximo ano, que irão otimizar e modernizar as estruturas das escolas Firjan SESI e Firjan SENAI, além da instalação do Fab Lab. A unidade da Baixada Bluminense passará a contar com um laboratório de experimentação e alta tecnologia.
“Estamos muito otimistas, temos uma série de melhorias para a nossa Baixada Fluminense. Temos o Fablab e outras escolas, em que vamos oferecer mais alternativas para a população. Estamos com expectativas para novos negócios que vão contribuir para o desenvolvimento da região”, destacou Carlos Erane, que também é presidente da Condor Tecnologias não Letais, maior indústria de defesa da América do Sul, localizada na região da Baixada.
A reunião de encerramento das atividades do ano também destacou dados sobre o panorama econômico do Brasil e do mundo, que podem impactar nas atividades da indústria local. “Essa é uma região de relevância para o estado, com indústrias grandes e pequenas, carentes de infraestrutura. Espero que no próximo ano, consigamos caminhar para uma economia mais equilibrada e temos, enquanto Firjan, a obrigação de chamar a atenção das autoridades para esse caminho”, destacou Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, presidente da Firjan antecedendo à apresentação dos dados econômicos que visaram orientar os empresários sobre os rumos da economia.
O presidente da Firjan Nova Iguaçu e Região aproveitou o encontro para destacar a atuação de empresários, que no último ano conseguiram superar dificuldades. “A inovação foi a marca desse ano que passou. Quem inovou e aceitou as condições, descobriu vários outros empreendimentos e soube como recomeçar. Isso foi uma vitória do empresário resiliente”, pontuou Carlos Erane, anunciando a premiação da concessionária MRS Logística, que recebeu a medalha do Construtor do Desenvolvimento Regional pelas mãos da gerente geral de Relações Institucionais, Rosa Cassar, por conta das atividades que contribuíram para o crescimento econômico da região, no setor de transporte logístico.
Investimento em formação e qualificação de mão de obra é destaque na regional
Para o presidente em exercício da Firjan, Luiz Césio Caetano, a atuação em Nova Iguaçu tem apresentado importantes avanços. O executivo ressalta a importante contribuição para o crescimento da atividade industrial, a começar pelo investimento na educação e capacitação de mão de obra. “A oportunidade de estar aqui é auspiciosa. Um exemplo é o desenvolvimento do setor de alimentação, com suporte técnico capacitado. Vemos aqui na região investimentos com foco na melhoria do ensino, com suporte ao empreendedor”, destacou.
A atuação para a qualificação de mão de obra é reconhecida e valorizada pelos empresários, como destaca o associado Daniel Adolpho, da empresa Arc Dynamics, da área de tecnologia. “A atividade de Firjan é fundamental, sem as escolas do SENAI e sem os institutos de tecnologia, o Rio de Janeiro seria muito fragilizado. A capacitação oferecida ajuda a indústria a progredir”, enfatizou.
A inauguração da Planta Piloto de Sorvete da Firjan SENAI marcou, durante o encontro, o investimento da federação voltado para a qualificação de mão de obra. O presidente do SIMAPAN, Henrique Balbino Seita, agradeceu o apoio para o desenvolvimento de mais uma estrutura para a capacitação do setor de alimentos. “O setor de sorvetes está em crescimento, conta com 77 indústrias na região e a tendência é que cresça. Isso é bom para os empresários, colaboradores e consumidores que vão ter produto de qualidade”, ressaltou.