Rodrigo Santiago, vice-presidente da Firjan CIRJ e presidente do Conselho de Relações Internacionais da FirjanFoto: Marcelo Martins/Firjan
Com apoio da Firjan, o Fórum de Negócios Brasil-Vietnã aconteceu neste domingo (17/11), no Planetário da Gávea, onde reuniu membros do governo vietnamita e da Embaixada do Vietnã no Brasil para discutir e promover novas parcerias e negócios entre empresas de ambos os países. O encontro contou com a presença do primeiro-ministro do Vietnã, Pham Minh Chinh, além dos ministros brasileiros Paulo Teixeira, do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, e Luciana Santos, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
Rodrigo Santiago, vice-presidente da Firjan CIRJ e presidente do Conselho Empresarial de Relações Internacionais da Firjan, fez a abertura do evento ressaltando a importância do fortalecimento da relação entre os países.
“Este fórum desempenha um papel importante na promoção de novas parcerias e negócios entre empresas de ambos os países, contribuindo para uma maior competitividade no mercado internacional, além de gerar renda, desenvolvimento mútuo e investimentos”, disse. Santiago ainda acrescentou que o Vietnã foi o 18º maior parceiro comercial do Brasil em 2023.
“Quando pensamos no Rio de Janeiro, o Vietnã figura entre os principais parceiros asiáticos do estado, com o comércio exterior alcançando 66 milhões de dólares no ano passado. As empresas do estado desempenham um papel fundamental para o comércio exterior, com relações notáveis com o Vietnã nos setores de alimentos, metalurgia, borracha e eletrônicos.”, ressalta.
Ele também destacou as ações da federação em estimular o comércio e investimentos no Rio, além de reforçar o compromisso com o desenvolvimento sustentável.
“Como parte de um país em desenvolvimento, nosso objetivo ao participar deste encontro hoje vai além do comércio. O desenvolvimento sustentável, a discussão sobre barreiras comerciais e o uso da tecnologia e inovação para aumentar a competitividade são pontos cruciais para liberar o potencial da parceria entre empresas brasileiras e vietnamitas”, disse.
Ao final do encontro, Mauro Varejão, diretor da Firjan CIRJ e presidente do Simagran, entregou a gravata comemorativa da federação ao primeiro-ministro.
|
O empresário Mauro Varejão com o primeiro-ministro do Vietnã, Pham Minh Chinh |
Firjan presente em encontro com o primeiro-ministro da Noruega
Ainda na noite deste domingo (17/11), Rodrigo Santiago, vice-presidente da Firjan CIRJ e presidente do Conselho Empresarial de Relações Internacionais da Firjan, participou da recepção ao primeiro-ministro da Noruega, Jonas Gahr Støre, na Residência Norueguesa no Rio de Janeiro. Na ocasião, foi anunciada uma nova doação de US$ 60 milhões para o Fundo Amazônia, na presença da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva.
“Além de ser uma das maiores parceiras do Brasil no Fundo, a Noruega também tem grande importância no setor de O&G, que é estratégico para o estado do Rio de Janeiro, além de seu compromisso na transição energética e desenvolvimento sustentável”, disse Santiago.