O cenário econômico para o fechamento de 2023 e as perspectivas para 2024 foi tema abordado na reunião do Conselho Empresarial Firjan Leste Fluminense, nesta quinta-feira (9/11). O encontro, que marcou o encerramento das atividades do ano, também teve como proposta contribuir para o planejamento de ações da federação no Leste para 2024.
A Casa Firjan foi o espaço escolhido para a reunião com o objetivo de estimular os industriais a adotarem iniciativas que contribuam para o desenvolvimento dos negócios. No local, os conselheiros - entre eles o 1º vice-presidente da Firjan, Luiz Césio Caetano, o presidente regional, Ricardo Fernando Guadagnin, e seu vice Sérgio Yamagata - tiveram a oportunidade de a oportunidade de conhecer toda a nova estrutura que o local oferece com soluções para o melhor desempenho das empresas.
Na ocasião, o presidente da Firjan Leste Fluminense, Ricardo Guadagnin lembrou importantes iniciativas implementadas ao longo deste ano, em especial, as parcerias com prefeituras municipais da região, que marcam a concretização do plano de ampliação de oferta de cursos de qualificação profissional pelo estado. “Quando levamos as ações da federação para o interior do estado, damos um importante passo para a expansão de nossas ações. Essas parcerias vêm sendo construídas desde gestões anteriores, levando a oferta de cursos de qualificação para a formação profissional no interior”, enfatizou Guadagnin.
“A decisão de fazer a reunião na Casa Firjan foi muito assertiva, pois estamos em um momento de ampliação do escopo de atendimento. Estamos no caminho, avançando na direção para um melhor atendimento aos empresários, à indústria e à sociedade”, destacou o 1º vice-presidente da Firjan, Luiz Césio Caetano, considerando que o ambiente da reunião serviu de incentivo para os empresários pensarem em inovações para o desenvolvimento dos negócios.
 |
Conselho Empresarial Firjan Leste Fluminense debateu sobre perspectivas para 2024 |
Durante o encontro, os empresários debateram sobre as perspectivas econômicas a partir de dados sobre a conjuntura mundial, nacional e estadual que podem impactar nas atividades industriais. “É importante falar dos cenários para entender um pouco das mudanças de padrões da economia”, explicou o gerente de Estudos Econômicos da Firjan, Jonathas Goulart.
O economista da Firjan destacou os resultados positivos do PIB no primeiro semestre de 2023, assim como os resultados de geração de emprego, que apesar da desaceleração, teve resultado acima do esperado. Durante a reunião, também foi apresentada a expectativa de juros e inflação para o fechamento de 2023 e previsões para 2024 e 2025. “É importante olhar para o ponto de vista macroeconômico e entender os impactos para a economia em 2024”, complementou.
É o que também considerou o empresário Samir Ferreira de Carvalho, que atua na área de logística na região Leste Fluminense. Para ele, o alinhamento sobre as perspectivas para o cenário econômico contribui com o planejamento de ações das empresas. Da mesma forma, a inserção no ambiente da Casa Firjan, estimula os industriais a pensar em alternativas inovadores que contribuirão para o desenvolvimento dos negócios. “Tivemos aqui uma oportunidade de conhecer as tendências e inovações, que vão pavimentar o nosso futuro, a nossa capacidade de aprender o novo, o que nos ajuda a alcançar nossos objetivos”, enfatizou o empresário.
Empresários foram apresentados ao novo portfólio da Casa Firjan
Uma visita guiada pelos ambientes da Casa Firjan fez parte da pauta da última reunião do ano do Conselho da Firjan Leste Fluminense. Na ocasião, os empresários tiveram a oportunidade de conhecer todo o escopo de trabalho que inclui diversificadas alternativas de cursos, capacitações, workshops e consultorias com o foco no desenvolvimento das empresas.
Os conselheiros conheceram de perto os laboratórios de fabricação digital, os FabLabs, e puderam ter a dimensão das diversas possibilidades de inovação para suas empresas. “Foi um momento importante em que pudemos apresentar modelos de produtos desenvolvidos para as necessidades de cada empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte. Aqui, conseguimos apoiar os empresários a implementar soluções para seus negócios”, destacou Daniel Pan, coordenador de cocriação e inovação empresarial da Casa Firjan.
Mantendo-se firme no propósito de ser um ambiente físico e digital de inovação e tendências, conectada com o futuro e comprometida em entregar soluções para a Nova Economia, a Casa Firjan atualizou o cardápio de cursos, capacitações, workshops e consultorias. Os laboratórios de fabricação digital, os FabLabs, também foram fortalecidos e se desdobraram em múltiplas possibilidades. Tendo o empresário e profissionais como prioridade, a Casa agregou o educador ao seu público.