Encontro reuniu empresários de vários regiões do estado do RJFoto: Paula Johas | Firjan
A Firjan IEL realizou nesta terça-feira (12/11) um Encontro Estratégico Colaborativo para o setor Metal Mecânico fluminense. Empresários representantes de oito sindicatos de diversas regiões do estado do Rio de Janeiro se reuniram na Casa Firjan com o objetivo de construir juntos um planejamento estratégico para o segmento.
O grupo de empresários elencou alguns dos principais problemas que afetam a todos, como carga tributária, qualificação de mão de obra, acesso ao crédito e segurança pública, e foi desafiado a pensar em possíveis soluções. A ideia é estabelecer estratégias em comum para melhorar o ambiente de negócios das empresas do setor em todo o estado.
Raul Sanson, vice-presidente da Firjan, esteve presente e destacou a importância do trabalho conjunto. “É fundamental termos líderes reunidos para pensarmos enquanto grupo. Nosso setor representa uma força de trabalho qualificada fundamental para a economia”, ressalta.
Um dos presidentes de sindicato participantes concorda que é preciso avançar. “Tratamos aqui de problemas estruturais graves e ao mesmo tempo é necessário pensar nas ações possíveis de serem aplicadas. Alinhar soluções de curto prazo para fazer o trabalho andar, como desenhar estratégias para atrair jovens para cursos de qualificação da Firjan SENAI, por exemplo”, avalia Jairo Rodrigues Jr, presidente do Metalsul.
Também estiveram presentes os empresários Marcius Ferrari, presidente do RJ Metal; Renan Feghali, presidente do Simme; Luiz Eduardo de Faria, presidente do Sindmec; Mauro Alvim, presidente do Sindmetal CN; Carlos Eduardo Sá Baptista, presidente do Sinmetal/CEM-Rio; Leonardo Salles de Barros, presidente do Sindratar; e Henrique Osório, vice-presidente da Firjan CIRJ e da Firjan Caxias; além de outros representantes dos sindicatos.