Presidente da Firjan entre o prefeito e o secretário de Desenvolvimento de MacaéFoto: Paula Johas
O presidente da Firjan, Luiz Césio Caetano, se reuniu em 23/1 com o prefeito da cidade de Macaé, Welberth Rezende, na sede da federação, no Centro do Rio. O encontro, que contou também com a participação do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Vianna, discutiu a realização da segunda edição da Macaé Energy, em julho próximo, no munício do Norte Fluminense.
Realização da Firjan SENAI, prefeitura municipal e Sebrae, o Macaé Energy 2025 reunirá os principais players do offshore com o objetivo de conectar os agentes e promover negócios. Para a edição deste ano, Welberth Rezende colocou à disposição as dependências do novo Centro de Convenções municipal, concluído no final do ano passado.
Além do evento, o prefeito de Macaé afirmou ter interesse de se aproximar ainda mais das áreas técnicas da federação por meio de parcerias, que possam levar mais conhecimento para o desenvolvimento socioeconômico do município. A expansão da qualificação profissional para trabalhadores do mercado de óleo e gás, promovida pela Firjan SENAI, também foi tema do encontro.
“A Firjan defende e apoia o desenvolvimento regional por meio de estudos, programas e parcerias com as prefeituras. Para este ano, vamos retomar o estudo Vocações e Potencialidades do estado do Rio, levantamento que apontará o potencial de cada região e cada cidade fluminense. Além disso, a Firjan SENAI está presente em boa parte dos municípios do estado”, destacou Caetano.
Para fugir da dependência da exploração do petróleo, o diretor-executivo da Firjan SENAI SESI, Alexandre dos Reis, também presente na reunião, sugeriu que o município invista em projetos de desenvolvimento de um hub de inovação, já que Macaé é conhecida como a “Cidade da Energia”. Segundo o prefeito, além das empresas de óleo e gás, o município reúne um pujante polo universitário em parceria com a UFRJ, um aeroporto recém ampliado para receber jatos e voos internacionais e a segunda maior rede hoteleira do estado, entre outras vantagens competitivas regionalmente.
“Queremos parceria com a Firjan e com o seu conhecimento técnico para apoiar nossas políticas públicas, como o desenvolvimento do novo Plano Diretor do município e o desenvolvimento do agronegócio, entre outras ações para o crescimento de Macaé”, disse Rezende.