A busca por melhoria na infraestrutura logística nas vias de acesso aos municípios do Leste Fluminense foi o foco da Firjan, em audiência pública realizada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), nesta quarta-feira (27/8), em Niterói. Durante o evento, aberto ao público, foram debatidos pontos do contrato de concessão da EcoVias Ponte, concessionária da Ponte Rio-Niterói (BR-101/RJ). Entre os pleitos, estão os que visam otimizar o tráfego da rodovia no acesso à Ilha da Conceição e Barreto e a ampliação de vias. As medidas buscam solucionar os congestionamentos diários que impactam a atividade industrial e a rotina da população.
“Temos pleitos de grande relevância para toda a região. A infraestrutura logística impacta a vida das pessoas e é fundamental para a atividade industrial do Leste. A Firjan segue acompanhando essa questão com atenção, com foco em contribuir para a defesa de propostas que visam um ambiente de negócios mais favorável para a região e, consequentemente, maior qualidade de vida para a população”, destacou o presidente da Firjan Leste Fluminense, Ricardo Guadagnin.
Temos pleitos de grande relevância para toda a região. A infraestrutura logística impacta a vida das pessoas e é fundamental para a atividade industrial do Leste. Ricardo Guadagnin, presidente da Firjan Leste Fluminense.
Durante a audiência pública, o especialista de Infraestrutura da Firjan, Diogo Martins, destacou pontos essenciais, como a criação de uma faixa adicional no "garrafão" da ponte, considerado um dos mais críticos de acesso a Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Maricá e Região dos Lagos. Com o tráfego intenso da Ponte Rio-Niterói, a ampliação do trecho se torna fundamental para a redução dos engarrafamentos.
O prolongamento da Rua Jansen de Melo foi outro pleito destacado. A obra viabilizará a integração entre os dois trechos da Avenida Washington Luís, eliminando uma das retenções no sentido Niterói, conhecido como “sinal do Guanabara”. A urgência na adoção de medidas para a melhoria no acesso ao polo industrial na Ilha da Conceição também foi enfatizada.
“Nosso objetivo foi debater soluções para questões que prejudicam a logística na região. A Firjan reafirma sua posição de parceria com o setor público na busca por soluções inovadoras, com o foco em garantir mobilidade, segurança e competitividade ao Leste Fluminense e a todo o estado”, enfatizou Diogo Martins, acrescentando ainda a necessidade da modernização da operação do sistema de pedágio da Ponte Rio-Niterói.
A implementação do sistema de livre passagem, já adotado em outras rodovias pelo país, é a proposta defendida pela Firjan para reduzir as retenções no trecho. “Com o Free Flow, teremos ganhos imediatos na fluidez do tráfego, além de abrir espaço para a ampliação das faixas de acesso no sentido Rio. O resultado é menos engarrafamento, mais eficiência e um sistema rodoviário em linha com as melhores práticas internacionais”, completou.