Firjan Caxias e Região destaca projetos voltados para o desenvolvimento na primeira reunião do anoFoto: Divulgação
O Conselho Empresarial Firjan Caxias e Região deu início ao cronograma de reuniões para 2025, nesta terça-feira (21/1). No primeiro encontro do ano, o presidente regional da federação, Roberto Leverone, recebeu secretários e representantes de governo dos municípios de Belford Roxo, Duque de Caxias, Magé e São João de Meriti que, ao lado dos empresários, conheceram iniciativas para o desenvolvimento das cidades com ações em infraestrutura, tecnologia e inovação. O Projeto Licença 4.0 e os serviços da rede de Institutos Firjan SENAI SESI de Tecnologia e Inovação foram destacados como meios de auxiliar o crescimento econômico para melhoria da infraestrutura das cidades, atração de investimentos e geração de empregos.
Na ocasião, o documento que formaliza a aplicação do Licença 4.0 em Magé, onde o projeto já apresenta resultados significativos, foi entregue pelo presidente da Firjan Caxias e Região. “Essa reunião foi muito produtiva, com a participação de representantes das prefeituras que estão interessadas em aplicar o projeto Licença 4.0 em suas gestões. É uma grande oportunidade de continuarmos nossa parceria e contribuir com o desenvolvimento socioeconômico dos municípios”, destacou Roberto Leverone.
Presidente da Firjan Caxias e Região, Roberto Leverone (à direita), entrega o mapa de fluxo ao coordenador de projetos da Secretaria de Urbanismo de Magé, Alcimar dos Santos Machado (centro), ao lado do consultor da Firjan, Alberto Besser
A iniciativa desenvolvida pela federação para melhoria nos processos de licenciamento de obras, oferece maior celeridade na concessão de alvarás de construção e funcionamento de empreendimentos. “Com o Licença 4.0 tivemos melhorias nos processos de aprovação de projetos, que antes levavam 60 dias ou mais, agora com 30 dias estão sendo liberados”, destacou Alcimar dos Santos Machado, coordenador de projetos da Secretaria de Urbanismo de Magé, que recebeu o mapa de fluxo de processos.
“Tivemos a oportunidade de mostrar os benefícios dessa iniciativa para que mais municípios façam adesão ao projeto voltado para o crescimento das cidades, a partir da maior agilidade na emissão das licenças de construções, o que movimenta o mercado, gerando empregabilidade”, destacou Alberto Besser, consultor da Firjan responsável pelo projeto.
O Licença 4.0 conta com a atuação de especialistas da Firjan, que contribuem para que as prefeituras e os técnicos do Corpo de Bombeiros identifiquem medidas que simplifiquem os trâmites e reduzam os prazos de licenciamento. Pela Baixada Fluminense, o projeto já foi implementado em Magé e Guapimirim.
Após o estabelecimento da parceria com as prefeituras, a equipe de consultoria da Firjan faz análises dos prazos de licenciamento para obtenção do alvará de construção e legalização. Com o mapeamento dos processos, são identificados os tempos produtivos, esperas e retrabalhos. Dessa forma, são definidos projetos de melhoria para cada localidade.
Pelo estado, o Licença 4.0 teve ainda a adesão das prefeituras de Iguaba Grande, Três Rios, Nova Friburgo, Vassouras e Itatiaia. O trabalho é oferecido de forma gratuita às prefeituras que são beneficiadas a partir da melhoria dos processos de trabalho, aumentando a arrecadação de taxas públicas, com mais licenciamentos em menor tempo. Para as empresas o ganho está na redução do prazo de licenciamento, potencializando a atração de investimento, o que consequentemente favorece a sociedade com a geração de empregos.