
Reunião do Conselho Regional Firjan Caxias e Região
Desenvolvimento de negócios sustentáveis que contribuam para a melhor gestão do resíduo. Foi com essa proposta que a Firjan apresentou aos empresários de Duque de Caxias e região o Mapeamento dos Fluxos de Recicláveis Pós-Consumo no Estado do Rio de Janeiro, com o foco nas regiões fluminenses. O documento, lançado em 2022, visa identificar os principais atores da cadeia de reciclagem no estado e os fluxos dos materiais reaproveitáveis, servindo de base para as propostas da federação nas melhorias na infraestrutura e de novos modelos de negócio.
O estudo apresentado pelo gerente de Sustentabilidade da Firjan, Jorge Peron Mendes, foi feito com o intuito de investigar a trajetória dos resíduos pós-consumo, identificar gargalos e, a partir daí, propor aperfeiçoamentos. “O mapeamento foi um primeiro movimento para identificar quais resíduos são gerados, quais os elos para cada tipo de resíduo e em seguida, as oportunidades de desenvolvimento de negócios”, destacou.
Os resultados oferecem subsídios aos investidores, gestores empresariais e representantes de entidades públicas e privadas para aperfeiçoamento das políticas públicas com foco no estabelecimento de atividades mais sustentáveis. Para o empresário da região Edilson Mello, o estudo apresentado é um primeiro passo para que haja avanços da economia sustentável. “O estudo é um primeiro passo, um olhar diferenciado para a questão. No entanto, esse trabalho só terá avanços se reunir os diversos atores para que haja maior conscientização da população e criação de políticas públicas visando o melhor aproveitamento do resíduo reciclável”, pontuou o empresário que atua com geração de energia térmica para processos industriais, a partir da biomassa de madeira.
Uma nova versão do estudo está prevista para ser lançada no mês de novembro, considerando análises de dados do ano de 2021. “Essa é uma importante iniciativa para a nossa região e todo o estado do Rio de Janeiro. Contribui para a identificação potenciais negócios, com foco numa atuação mais sustentável para a região”, destacou Roberto Leverone, presidente da Firjan Caxias e Região, durante a reunião do conselho regional. No encontro, realizado de forma híbrida, parte presencial e parte em transmissão on-line, estiveram empresários da região e gestores da Firjan.
Também com foco no avanço de negócios para a região e todo o estado do Rio de Janeiro, o gerente da área de Projetos de Petróleo, Gás e Naval, Thiago Valejo apresentou um panorama do mercado. O gestor também abordou a Agenda Propostas Firjan para um Brasil 4.0 no que se refere ao desenvolvimento do mercado de petróleo e gás natural no Estado do Rio de Janeiro. “É nosso papel na Firjan manter os empresários atualizados com informações qualificadas para melhor direcionar os investimentos e atender as expectativas de negócios futuros que virão para o Estado”, pontuou Valejo, destacando que, especificamente para Duque de Caxias há grandes oportunidades no mercado de petróleo e gás, tendo em vista as atividades do segmento existentes na localidade.