Márcia Carestiato Sancho, presidente da Firjan Centro-Norte, Gustavo Moraes, presidente do Sindvest Nova Friburgo e Carla Pinheiro, presidente do Conselho Empresarial Firjan de Mulheres no lançamento da Fevest Trend 2024
“A Fevest 2023 foi uma grande virada para o polo de moda íntima da nossa região”, afirma Gustavo Moraes, presidente do Sindvest Nova Friburgo, ao abrir o evento que apresentou a “Fevest Trend 2024”, nesta quinta-feira (23/11), em Nova Friburgo, reforçando que a nova edição vai seguir no formato B2B, com foco na criação de tendências e projetos para internacionalização da feira, através de novas parcerias. “Mais sucesso, mais inovação, mais tendências, mais expositores. Vamos trazer um espaço de exposição ampliado, que vai superar todas as expectativas e gerar ainda mais negócios”, ressaltou.
A Fevest Trend 2024 vai acontecer entre os dias 25 e 27 de junho de 2024, no Nova Friburgo Country Clube. Apoiada pela Firjan, desde a sua primeira edição há 32 anos, a feira vai reunir moda, sustentabilidade, tecnologia e beleza, trazendo novos conceitos para lançar tendências para o setor em todo o Brasil. “A Fevest é uma grande vitrine para indústria do setor, onde podemos mostrar para o país e para o mundo, tudo o que produzimos aqui”, disse Márcia Carestiato Sancho, presidente da Firjan Centro-Norte Fluminense.
De acordo com o Sindvest Nova Friburgo, a região possui cerca de 2.800 fábricas de lingerie, produzindo cerca de 336 milhões de peças por ano. Esse número representa aproximadamente 36% da produção nacional de lingerie, moda praia e fitness, e gera em torno de 28 mil empregos diretos e indiretos.
“Não tenho dúvidas de que vamos continuar alcançando êxito na produção e levando o nome de Nova Friburgo aos quatro cantos do país, onde muitas pessoas serão atraídas e engajadas com todo o material gerado aqui”, completou o prefeito Johnny Maycon.
A edição de 2023 recebeu mais de quatro mil compradores de dezessete estados do país, segundo informações do sindicato. Entre os estados que marcaram presença, além do Rio de Janeiro, estão: Acre, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina e São Paulo.
Com apoio da Firjan, Selo Empresa Amiga da Mulher, do Governo do Estado, é apresentado em Nova Friburgo
Durante o evento de lançamento da Fevest 2024, representantes da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico e Secretaria da Mulher apresentaram o “Selo Empresa Amiga da Mulher”, criado por meio da Lei n° 9.173, de 07/01/2021, que será conferido anualmente às empresas que, comprovadamente, contribuírem com ações e projetos de promoção e defesa dos direitos da mulher no estado do Rio de Janeiro. As inscrições estão abertas até 10/12 e a premiação será em março.
“Haverá três categorias de selo, de acordo com o engajamento das empresas em iniciativas que contribuam para a integridade física, emocional e a dignidade das mulheres. É essencial divulgar informações sobre dispositivos legais que tratam da violência contra a mulher, como a Lei Maria da Penha”, disse Heloisa Aguiar, Secretária da Mulher.
Carla Pinheiro, presidente do Conselho Empresarial Firjan de Mulheres, destacou que “é um programa de grande magnitude, pois somente combatendo a violência de gênero será possível promover uma sociedade mais justa e igualitária”.
Um levantamento feito pela Firjan mostra que Nova Friburgo tem cerca de 46% de mulheres trabalhando no setor industrial. Desse número, 80% são trabalhadoras do polo de moda íntima, indo na contramão do Brasil, onde as mulheres representam apenas 24,9% dos trabalhadores da indústria. “É um setor predominantemente feminino, desde a mão de obra até a liderança das empresas. Esse selo é um reconhecimento ao trabalho de tantas mulheres que movimentam essa engrenagem”, aponta Márcia Carestiato Sancho, presidente da Firjan Centro-Norte Fluminense e vice-presidente do Conselho Empresarial Firjan de Mulheres, que é a entusiasta do programa no município.