A Imersão Internacional Firjan IEL levou 10 empresários – entre eles, Luiz Césio Caetano, presidente da federação – à edição 2024 da Feira Sial, a maior do mundo do setor de alimentos e bebidas. O evento foi realizado de 19 a 23/10 em Paris, capital da França. As lideranças sindicais fluminenses tiveram oportunidade de ampliar a visão empresarial em um cenário mundial em que cada vez mais é preciso conhecer as inovações e se adaptar a transformações no macro e no microambiente de negócio.
A visita à feira e a empresas de referência proporcionaram o conhecimento de novas tecnologias, matérias-primas e tendências. Caetano destacou a visita ao Digital Food Lab, uma instituição que analisa o futuro da produção de alimentos.
“É impressionante a transformação que o mundo vai passar para atender às demandas de proteína. Creio que os impactos serão lentos, mas são inexoráveis, como a transição energética está avançando rapidamente. A transição para suprir a população com alimentos também deverá atingir uma velocidade para que o mundo possa produzir a alimentação necessária antes do seu esgotamento”, analisou Caetano, que também preside o Sindicato da Indústria de Refinação e Moagem de Sal do Estado do Rio de Janeiro (Sindisal).
Já Fernanda Hipólito, presidente do Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Município do Rio de Janeiro (Rio+Pão), ressaltou a visita à mais antiga panificadora francesa, a Boutique Stohrer, fundada em 1730.
“Ter a oportunidade de ver toda a panificação francesa no momento tanto da tradição como da inovação é um intenso prazer para nós do setor. É um momento épico, estar na mais tradicional padaria francesa. Estamos vivendo um resgate da história”, avaliou a também vice-presidente da federação.
Por outro lado, a empresária destacou que, ao visitar a Sial, a maior feira de alimentos e bebidas do mundo, foi possível ver o tradicional e a inovação na fermentação natural e na alimentação saudável. “Queremos replicar em nossas lojas o que vimos na capital francesa. Agradecemos à Firjan IEL que nos proporciona este conteúdo de primeira para transformar o setor de panificação”, concluiu Fernanda.
|
Luiz Césio Caetano (em pé ao centro) e demais empresários do setor de alimentos e bebidas do RJ |
Também participaram da missão as seguintes lideranças: Henrique Balbino Seita, diretor da Firjan e presidente do Sindicato das Indústrias de Alimentos e Bebidas da Baixada Fluminense (Simapan); Fernando Augusto Kelly Lemgruber, presidente do Sindicato das Indústrias de Alimentação de Nova Friburgo (Sindanf); Gilson dos Santos, presidente do Sindicato das Indústrias de Alimentação de Três Rios e Região (Sindal); Paulo Roberto Dinis Marques e José Orlando de Souza, respectivamente presidente e vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Panificação, Confeitaria e Alimentos do Sul do Estado (Grupo Alimenta Sul Rio); Roberto Badro, presidente do Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria de Petrópolis (Sindpães); Ronaldo Nolasco Barreto, diretor do Sindicato das Indústrias Alimentação no Noroeste do Estado do Rio de Janeiro (Sianerj); e Josué da Silva Borges, conselheiro do Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria de Niterói e São Gonçalo (Sindpanific).