Geraldo Alckmin recebe em Brasília o presidente da Firjan, Eduardo Eugenio, e a presidente da Findes, Cris SamoriniFoto: Gabriel Lemes | MDIC
O presidente da Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, e a presidente da Findes (Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo), Cris Samorini, entregaram nesta sexta-feira (7/7), em Brasília, o documento ‘O Brasil tem gás!’ ao vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin. No documento, as duas entidades reforçam a importância da produção e exploração do gás natural no processo de reindustrialização do país.
“O Brasil tem gás em volume suficiente para viabilizar maior produção de óleo e ainda para contribuir com o crescimento econômico e a expansão da indústria nacional. Temos o potencial de triplicar a disponibilidade de gás natural, de origem nacional, no país, no horizonte 2030”, destaca o documento apresentado ao vice-presidente.
Entre os pontos ligados ao tema, os presidentes das federações ressaltaram: a regulamentação do setor, uma maior concorrência no mercado, além de avanços na infraestrutura. Outro papel relevante que o insumo pode ter é na transição da matriz energética, uma vez que o gás natural é menos poluente que outros combustíveis fósseis, e na implantação das plantas de fertilizantes.