Os protetores faciais criados pelo projeto Face Shield Nova Friburgo chegarão aos estados mais distantes do país. A nova meta é alcançar a produção de 100 mil unidades doadas e parte delas serão levadas pela Força Área Brasileira, nova integrante da rede colaborativa que une instituições de ensino, — entre elas a Firjan SENAI, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Universidade Federal Fluminense (UFF), — empresas e indústrias. Mais de 10 mil componentes já foram enviados para Brasília, Manaus e Recife e outras entregas deverão acontecer nas próximas semanas.
Mais de 50 mil protetores faciais já foram doados para os municípios do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Mato Grosso e Alagoas. As novas remessas chegarão a médicos, técnicos e enfermeiros, além de outros profissionais e instituições de saúde que atuam no enfrentamento da Covid-19 , através de instituições e grupos makers que trabalham com inovação aberta, o que dá novo alcance a iniciativa.
Segundo o coordenador do projeto Face Shield Nova Friburgo, Lucas Lima, com novos parceiros e apoiadores será possível ampliar uma iniciativa que entrega algo tão positivo para a sociedade em um momento tão difícil para todos. “A meta inicial era produzir 3 mil máscaras para os profissionais da cidade. Hoje a gente vê a possibilidade real de chegar a 100 mil, uma marca muito acima do esperado, e levar essa iniciativa para os estados mais distantes do país. Estou muito feliz em coordenar um projeto que faz grande diferença para os profissionais que salvam vidas e atuam no combate ao coronavírus”, afirma.
O gerente de Sustentabilidade da Firjan, Jorge Peron, destaca o senso de colaboração e a soma de esforços como fatores de sucesso para o atendimento das demandas da sociedade e da rede pública de saúde nesse momento tão delicado. “Essa ação só foi possível a partir do envolvimento coletivo e da vontade de fazer diferente. O resultado dessa ação reforça um dos objetivos do programa Resiliência Produtiva: promover a conexão entre a esfera produtiva, institutos de pesquisa e universidades, buscando respostas ao atendimento à saúde da sociedade”, garante.
Parceira do vitorioso projeto, a Firjan SENAI abriu as portas de seus laboratórios para o desenvolvimento e fabricação de parte dos equipamentos de proteção. Os FabLabs dispõem de estrutura comum de equipamentos e softwares, e estimulam a colaboração dos frequentadores na elaboração de protótipos. É um dos principais espaços da cultura maker, do faça você mesmo.
A rede colaborativa conta ainda com as indústrias que contribuem diretamente na fabricação de moldes e dos componentes, e doações de matéria-prima. As empresas Thurlerflex, Stam, Hak, Suspiro Íntimo, Vetroresina, Fermoplast, Injetec de Friburgo, Remo Polímeros, Grupo PSA e Braskem são parceiras do projeto.
Doações e solicitações podem ser feitas pelo email: faceshield.novafriburgo@gmail.com