Esta segunda-feira (30/05) marca o aniversário de 90 anos do industrial Germano Gerdau Johannpeter. Ex-vice-presidente da Firjan e da Firjan CIRJ, Germano Gerdau é membro da quarta geração da família que transformou a companhia numa das maiores do mundo em seu setor.
“Em nome de todos os industriais fluminenses, levamos o nosso abraço e admiração a esta personalidade marcante para a indústria do Rio e do país. Estamos falando de um dos responsáveis por transformar esta empresa na maior produtora de aço do Brasil, e uma das principais fornecedoras de aços longos e especiais do mundo. Um sucesso conectado ao futuro, uma vez que se trata também da maior recicladora de sucata de aço da América Latina", destacou o presidente da Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, que esteve presente nas comemorações realizadas no último sábado (28/05) na residência de Germano Gerdau no Rio.
Germano é vice-presidente do grupo siderúrgico Gerdau, e foi responsável pelo escritório comercial da companhia. Formado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas, começou a atuar pela empresa em 1951. Tornou-se diretor-executivo em 1971 e em seguida vice-presidente do Conselho de Administração da Gerdau S.A. Foi ainda vice-presidente do Conselho de Administração da Metalúrgica Gerdau S.A., companhia aberta, holding do Grupo Gerdau, cuja principal atividade consiste na manufatura de produtos siderúrgicos em geral e que detém participação superior a 5% no capital social da Gerdau S.A.
Com 121 anos de atuação, a companhia hoje conta com mais de 30 mil colaboradores e está presente em 10 países, sendo pioneira no setor do aço na implantação de iniciativas de inovação digital. Com trajetória destacada no associativismo, Germano integrou a diretoria do Instituto Brasileiro de Siderurgia e do Conselho Fiscal da Unisider. Durante a pandemia, o grupo investiu R$ 35 milhões em centros de tratamento do coronavírus em oito hospitais no país.
Germano é membro da quarta geração da família Gerdau – ao lado de Jorge, Frederico e Klaus –, que hoje cede espaço para a nova geração exercer cargos nos conselhos da empresa. Atualmente, seu sobrinho, André Bier Gerdau Johannpeter, mantém a tradição da família em seu apoio às indústrias fluminenses na condição de vice-presidente da Firjan CIRJ.