Jovens do projeto Centro Esporte Educação
A Firjan SESI, por meio do projeto social Centro Esporte Educação, foi além dos muros da escola para proporcionar além de diversão, conhecimento e socialização para mais de 70 crianças e adolescentes. Os participantes do projeto tiveram a oportunidade de visitar a Arena de Handebol de Praia, em Maricá e o Clube de Regatas do Flamengo, na Gávea. A iniciativa, que conta com patrocínio da Petrobras, visou ampliar o aprendizado dos jovens atendidos nas unidades da federação que funcionam nas regiões de São Gonçalo, Duque de Caxias e Macaé.
Os alunos da Escola Municipal Amanda Pena de Azevedo, em Maricá, conheceram o handebol de areia e visitaram o espaço montado na Praia da Barra de Maricá, onde aconteceram diversos torneios da modalidade, durante o mês de setembro. Acompanhados pelos profissionais da Firjan SESI, 22 jovens puderam jogar uma partida, assistir ao treino da seleção feminina e ao jogo da seleção masculina, além de participarem de um bate-papo com o técnico.
Já a equipe técnica que atua em Duque de Caxias foi responsável por levar a garotada do Ciep Municipalizado 318 Paulo Mendes Campos, em Saracuruna, até o Clube de Regatas do Flamengo, localizado na Gávea. Durante o tour guiado, os 50 alunos visitaram as instalações do clube, como a piscina olímpica, o ginásio, a quadra de basquete e o campo de futebol, além de conhecerem a história do Flamengo e os esportes nos quais o time atua.
Atividades como essa fazem parte da dinâmica projeto Centro Esporte Educação com intuito de aproximar os jovens das práticas esportivas, além de proporcionar vivências que auxiliam na formação dos participantes. “Levá-los para além do entorno das suas escolas é uma satisfação imensa. Muitos deles sequer saíram de seus bairros e proporcionar essa expansão geográfica, social, cultural e de conhecimento é muito gratificante para toda a equipe envolvida nesse projeto”, conclui Rita Valente, especialista em Responsabilidade Social da Firjan SESI.
Sobre o Centro Esporte Educação
O Centro Esporte Educação é um projeto social desenvolvido pela Firjan SESI, em conjunto com as unidades São Gonçalo, Caxias e Macaé. O projeto tem o patrocínio da Petrobras, por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte. A iniciativa atende 600 crianças e adolescentes, de 6 a 14 anos, que recebem aulas educativas (reforço em português e matemática), esportivas (handebol, futsal e xadrez) e acompanhamento para o desenvolvimento humano, nos municípios. Todos os participantes são alunos da rede pública de ensino.