Com inscrições até 26/01, edital oferece 213 vagas gratuitasFoto: Paula Johas / Firjan
A Escola Firjan SESI está com 213 vagas gratuitas abertas para todas as séries da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. Podem se candidatar ao processo seletivo estudantes em idade compatível com as respectivas turmas, conforme a disponibilidade de cada uma das nove unidades: Barra do Piraí, Barra Mansa, Duque de Caxias, Jacarepaguá, Macaé, Nova Iguaçu, Petrópolis, Resende e Volta Redonda. O edital completo está disponível no site da Escola Firjan SESI e as inscrições podem ser realizadas no mesmo link a partir desta quinta-feira (16/1) e até o dia 26/1 – ou até atingir o limite de 10 inscritos por vaga, conforme o edital.
CLIQUE AQUI E Faça sua inscrição
Os candidatos devem ter renda familiar per capita bruta de, no máximo, 1,5 salário mínimo, e será exigida documentação comprobatória desta condição, conforme estabelecido no edital, em cumprimento ao Regulamento do SESI. Os estudantes serão selecionados por meio de sorteio, a ser realizado em 29/1. O início das aulas está previsto para 10/2.
“É importante que os candidatos se inscrevam rapidamente porque as inscrições são limitadas, e a procura tem sido maior a cada ano. E isso é também um indicativo da qualidade das Escolas Firjan SESI, que oferecem todas as condições para o desenvolvimento pleno dos cidadãos que trazem um impacto positivo para a indústria e a sociedade”, afirma Ana Claudia Pernes, coordenadora da Divisão Pedagógica da Gerência de Educação Básica.
Metodologia
A Escola Firjan SESI busca formar pessoas numa concepção humanística e personalizada, tornando-as cidadãs ativas e transformadoras para servir e participar da sociedade. No Ensino Fundamental – 1ª Etapa, do 1º ao 5º ano, além das disciplinas do Currículo Nacional Comum, são oferecidas disciplinas diversificadas, como Educação Tecnológica, para tornar o processo educativo ainda mais completo.
No Ensino Fundamental – 2ª Etapa, do 6º ao 9º ano, além das disciplinas do Currículo Nacional Comum, os estudantes recebem aulas de Robótica e Cultura Maker. Nesta etapa, as disciplinas são focadas em desenvolver competências como a criticidade, a colaboração, a capacidade de resolver problemas, a lógica de programação e a criatividade, temas que serão fundamentais no futuro. Os alunos também são preparados para a transição para o Ensino Médio com Curso Técnico: a partir do 8º ano são intensificadas as aulas de língua portuguesa e matemática; e no 9º ano, há um desdobramento de ciências em física, química e biologia.
As aulas são oferecidas de segunda a sexta, nos turnos da manhã ou tarde, e têm duração total de quatro horas e meia.
Acesse o edital completo