Empresários da região Norte FluminenseFoto: Divulgação | Firjan
Empresários do Conselho da Firjan Norte Fluminense estiveram nesta quarta-feira (4/12) na última reunião do ano, em que fizeram um balanço das principais ações e conquistas de 2024. Entre elas estão o avanço no processo de repactuação do contrato da BR-101, a mobilização de autoridades e entidades pela Estrada de Ferro 118 e diversos eventos na área de Petróleo, Gás & Energias, com anúncios da descoberta do Pré-Sal na Bacia de Campos, incluindo as comemorações pelos 50 anos da atuação da Petrobras na região.
“Conseguimos avançar em várias questões de infraestrutura, que é nosso principal gargalo de desenvolvimento, e oxigenamos nosso Conselho com novos nomes da indústria que muito nos honram e já vêm contribuindo. Para o ano que vem, temos a expectativa de, enfim, recebermos a Ponte da Integração e atuarmos no grande desafio que é a conclusão do processo de repactuação da BR-101. Nossa pressão e união das autoridades locais pela inclusão de fato da Estrada do Contorno como obra prioritária será fundamental”, disse o presidente da Firjan Norte Fluminense, Francisco Roberto de Siqueira, lamentando também a perda, neste ano, do jornalista e poeta Vimar Rangel, que por muitos anos dedicou-se à Representação Regional.
O processo de repactuação da BR-101 teve avanços importantes neste ano, como a decisão do TCU avalizando o início do processo. A previsão é que as audiências públicas aconteçam já no primeiro semestre de 2025. A Firjan Norte também realizou uma forte mobilização junto a entidades e autoridades em prol da EF-118. A federação reivindica que o recurso oriundo da renovação da antiga malha da Ferrovia Centro-Atlântica, no trecho fluminense, seja destinado à execução do projeto da nova linha, o que será decidido em 2025.
No campo de Óleo e Gás, a federação realizou o Macaé Energy, evento que reuniu dezenas de empresas de grande, médio e pequeno porte, e no qual a Petrobras anunciou a descoberta do Pré-Sal na Bacia de Campos. Os estudos para identificar sua viabilidade econômica têm previsão de serem concluídos em 2025 e poderão representar uma nova era de petróleo – e de royalties – na região, conforme reforçou a própria companhia durante participação na reunião do Conselho Empresarial na Firjan Norte Fluminense.
O ano também foi marcado por novas edições de sucesso das Rodadas de Negócios junto ao Porto do Açu. Em 2024, o evento realizado no Centro de Convenções da Uenf reuniu centenas de empresas de Campos, Macaé e São João da Barra. A Regional realizou ainda edições setoriais exclusivas para fomentar a Inovação e a Construção Civil, ajudando, assim, a fomentar novos negócios, gerar empregos e desenvolver as empresas locais.
A federação também conta a partir deste ano com um novo presidente, o campista Luiz Césio Caetano, que esteve em Campos conhecendo de perto as necessidades e potencialidades do maior polo ceramista do estado. A federação atuou também pela retomada das obras da Estrada dos Ceramistas, que tanto impactou não só o setor, como a mobilidade urbana da cidade. A Firjan promoveu ainda diversos encontros e caravanas, nacionais e internacionais, com o intuito de levar aos empresários as últimas tendências de seus ramos de atuação.