Nesta segunda-feira, 19/09, Marcelo Freixo, deputado federal e candidato a governador do Rio pelo PSB, participou de uma reunião com empresários da Firjan. O parlamentar apresentou suas propostas de governo, caso eleito, e recebeu de Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, presidente da federação, a Agenda Propostas Firjan para um Brasil 4.0.
“Estamos no final da trajetória de conversas com todos os candidatos ao governo do estado. Nossa Casa é apartidária e, por isso, temos reputação suficiente para falar aos governantes. Temos um ponto em comum: a sociedade. Somos uma representação verdadeira e estamos aqui para contribuir”, destacou Eduardo Eugenio.
Assista abaixo à íntegra do encontro com o candidato:
A Agenda contém 41 propostas estaduais, além de 62 federais, visando o aumento da produtividade, questão central para a retomada econômica nos próximos anos, conforme ressaltam empresários e técnicos da Firjan. Entre as sugestões consideradas prioritárias para o Rio de Janeiro está a criação do Fórum Estadual Estratégico de Inovação, voltado para formulação das políticas públicas desse campo, ligado diretamente ao governador e com participação das universidades, entidades representativas e empresas.
Outra proposta em destaque refere-se à conclusão do novo Sistema de Licenciamento Ambiental (Selca). O compromisso com a segurança jurídica é outro tópico, neste caso abrangendo as esferas estadual e também a federal. Um aspecto que envolve políticas públicas nas duas esferas é o fomento a setores estratégicos de modo a fortalecer a competitividade industrial e reduzir o risco da dependência em relação às longas cadeias globais, em particular aqueles responsáveis por insumos-base da produção industrial do país.
Freixo foi o quarto candidato ao Palácio Guanabara na Firjan. Estiveram presentes, nas semanas anteriores, em ordem cronológica: Rodrigo Neves (PDT), Paulo Ganime (Novo) e Cláudio Castro (PL), além de Ciro Gomes, que concorre à Presidência da República pelo PDT.
Clique AQUI e acesse a lista completa das 62 propostas federais e 41 estaduais da Firjan para um Brasil 4.0.