“Questões vitais para o nosso estado, como a licitação conjunta dos aeroportos Santos Dumont e Galeão, a ligação ferroviária com o Porto do Açu, o acesso ao gás do pré-sal para a reindustrialização, entre outros, são, a nosso juízo, prioritários e vitais”, destacou o presidente da Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, nesta quarta-feira, dia 14, ao receber o governador Cláudio Castro na sede da federação. O evento também contou com a presença do vice-governador eleito no estado do Rio, Thiago Pampolha, sete secretários estaduais, além de mais de 250 empresários industriais fluminenses.
Eduardo Eugenio explicou que as questões destacadas fazem parte do documento “Consenso Rio”. “Trata-se de um pequeno substrato de propostas das agendas Brasil 4.0, mas que entendemos serem propostas basilares no campo do desenvolvimento econômico, para o futuro entendimento entre os governos estadual e federal”, pontuou o presidente da Firjan, que também ressaltou a relevância das agendas, elaboradas por mais de 600 empresários, com o apoio do quadro técnico da federação.
No evento o governador Cláudio Castro ressaltou os avanços no estado e a importância de parcerias. “Mais um ano se passou, um ano que começava com uma perspectiva grande. Recordo que ainda no final de 2021 estávamos aqui, ainda celebrando a concessão da Cedae, ainda celebrando os números voltando a melhorar, o anúncio do Pacto-RJ, que seria então o maior programa de investimentos e que tinha se originado através de um programa da Firjan, que era o “Canteiro de Obras”, que eu tinha recebido de presente da Firjan”, disse Cláudio Castro.
|
Cláudio Castro destaca avanços no estado nos últimos anos |
O governador também destacou a importância de um debate nacional relacionado à carga tributária. “Temos que parar com o debate de alíquotas máximas. Temos que entrar no debate de alíquotas mínimas, qual o mínimo que todos (os estados) praticarão para que a gente acabe com a guerra fiscal”, colocou Cláudio Castro, defendendo equilíbrio com relação à carga tributária.
Além do encontro com o governador, os empresários tiveram a oportunidade de se reunir com secretários estaduais para debater as pautas consideradas prioritárias para os próximos anos. “Nessa manhã, governador, em quatro espaços simultâneos, nossos empresários e seus secretários trataram do desenvolvimento econômico, das questões tributárias e fiscais, do papel do hub energético do nosso estado na reindustrialização do país, das questões ambientais, da questão de segurança pública e dos desafios e soluções de infraestrutura”, destacou Eduardo Eugenio. O presidente da Firjan pontuou ainda que para todos os temas foram apresentadas sugestões concretas compiladas nas agendas da federação.
|
Mais de 250 empresários participam do evento que, além do governador, contou com a participação do vice-governador eleito e de sete secretários estaduais |
Participaram do evento com empresários os secretários estaduais Cássio Coelho, de Desenvolvimento Econômico; Nicola Miccione, da Casa Civil; Nelson Rocha, de Planejamento; Alex Grillo, de Agricultura; Leonardo Lobo, de Fazenda; Fernando Antônio Paes de Andrade Albuquerque, de Polícia Civil; Luiz Henrique Marinho Pirez, de Polícia Militar; João Carrilho, de Ciência, Tecnologia e Inovação; além de Ana Larronda Asti, subsecretária de Recursos Hídricos do estado do Rio; e, de forma on line, Mauro Borges e Izabella Teixeira, ambos do gabinete de transição do novo governo federal.
Confira os principais assuntos tratados nas reuniões entre empresários e secretários estaduais:
Desenvolvimento
Desenvolvimento do Rio: Firjan reúne empresários, secretários e gabinete de transição do governo federal.
Assuntos tributários e fiscais
Firjan se aprofunda na discussão de agenda tributária e fiscal com futuros e atuais governates em Encontro Empresarial 22-23
Segurança Pública e Sustentabildade
Firjan debate perspectivas para sustentabilidade e segurança pública durante Encontro Empresarial 22-23
Veja as pautas do documento “Consenso Rio”, da Firjan:
- Concessão conjunta dos aeroportos Galeão e Santos Dumont
- EF 118 – ligação do Porto do Açu à malha ferroviária nacional
- Acessos ao gás natural do pré-sal, base da reindustrialização com custos competitivos e segurança energética
- Regulamentação e estímulos às fontes renováveis – com foco em eólica offshore e hidrogênio verde
- Combate ao Brasil Ilegal: contrabando, pirataria, roubo de propriedade intelectual, concorrência desleal por fraude fiscal, roubo e descaminho de produtos diversos (combustíveis, softwares, sinais digitais, cargas em geral)
- Concessão da BR 040 com a BR 495, com prioridade para o trecho da Serra de Petrópolis
Acesse aqui o documento Rio Canteiro de Obras, elaborado pela Firjan.