<img height="1" width="1" style="display:none;" alt="" src="https://px.ads.linkedin.com/collect/?pid=4124220&amp;fmt=gif">
Portal Sistema Firjan
menu

Notícias

Firjan

Dia Mundial do Pão: Firjan e sindicatos do setor realizam ações pelo estado

Tempo médio de leitura: ...calculando.

Publicado em 14/10/2022 18:58  -  Atualizado em  20/10/2022 15:09

O Dia Mundial do Pão, comemorado no próximo domingo (16/10), foi festejado nesta sexta-feira, 14, na Central de Abastecimento de Niterói (CADEN) com oficinas gratuitas de panificação e confeitaria. A iniciativa foi realizada por meio de parceria entre os sindicatos que representam o setor na região, SINDPANIFIC e SIAN e a Firjan SENAI Niterói, que direcionou instrutores dos cursos de qualificação para ministrar as aulas de brigadeiro gourmet, pizza, biscoito e panificação. O evento atraiu mais de 70 alunos, que ao longo do dia tiveram a oportunidade de se aperfeiçoarem para atuação no setor, que tem a região Fluminense como a terceira maior do país.

Em todo o Brasil, o Rio de Janeiro é um dos três estados, juntamente com São Paulo e Minas Gerais, que mais se destaca no segmento de panificação. O estado conta com 5,2 mil empresas do setor, o que corresponde a 8% de todos os estabelecimentos de panificação do país. A atividade emprega no estado, 37,6 mil profissionais, representando 9% da atuação no segmento em todo o país.

Demais sindicatos de panificação realizarão ações em outras cidades do estado, como Três Rios e Petrópolis, com o objetivo de impulsionar o segmento.

“Essa é uma tradicional iniciativa que realizamos para marcar essa data que comemora a atividade de um setor da indústria de grande importância não só para a nossa região, mas como para todo o estado”, destacou o gerente executivo regional da Firjan SENAI SESI, Anderson Carolo. Em Niterói, de acordo com os sindicatos do setor - SINDPANIFIC e SIAN – a panificação representa 30% da economia local e gera atualmente cerca de 16 mil empregos diretos. Entre as associadas aos sindicatos estão mais de 80 padarias e 15 indústrias do setor de alimentação.

Oficina do Dia Mundial do Pao.jpeg
Evento ofereceu quatro oficinas gratuitas com instrutores dos cursos da Firjan SENAI Niterói

 

“Todo ano realizamos ações que incentivam a qualificação de mão-de-obra, além de atrair profissionais para o segmento. São cursos pequenos destinados para quem quer se especializar ou somente conhecer um pouco mais da prática”, destacou o presidente do SINDPANIFIC e SIAN, Sérgio Bousquet, ressaltando a importância do constante investimento na formação profissional e qualificação do mercado de trabalho.

As aulas, ministradas em uma unidade móvel da Firjan SENAI Niterói foram destinadas para o público em geral, mas principalmente para as pessoas que buscam ampliar conhecimentos para a atuação no setor.

Firjan SENAI Niterói oferece qualificação profissional para o setor

Mais de 600 alunos participam de cursos de formação e qualificação de mão-de-obra para o mercado de trabalho. Ao longo do ano foram formadas 50 turmas pela Firjan SENAI Niterói para a atuação em áreas do segmento como auxiliar de padaria e confeitaria, padeiro, pizzaiolo, confeiteiro, confeitaria fina, fabricação de bolos artísticos, pães, sobremesas e doces finos.

 
Para Empresas
Competitividade Empresarial Educação Qualidade de Vida