Promovido em parceria com o Sebrae, no Dia da Indústria Gráfica (24/6), e realizado na Firjan SENAI Maracanã, o evento contou com uma palestra técnica sobre gestão padronizada de processos gráficos, um workshop prático com foco em controle da cor, aplicações reais para gráficas offset, digitais e de flexografia, além de networking com especialistas e profissionais do setor.
José Magno Vargas Hoffmman, presidente da Firjan Noroeste Fluminense, elogiou a iniciativa, que favoreceu o aprendizado e a troca de experiências, demonstrando o interesse e a força do setor em evoluir em conjunto.
"Foi um momento de grande importância para o setor gráfico. As atualizações apresentadas foram extremamente valiosas, reforçando o compromisso do Sistema Firjan em contribuir de forma significativa para o desenvolvimento do mercado", avaliou o empresário, que também preside o Sindicato das Indústrias Gráficas no Noroeste do Estado do Rio de Janeiro (Sindgraf NO).
Cerca de 100 pessoas participaram do workshop, incluindo proprietários, diretores e colaboradores de gráficas e birôs da Região Metropolitana e do interior do estado. O workshop visou padronizar processos de cores, difundir conhecimento e reforçar a atuação técnica da Firjan junto à indústria gráfica.
Bruno Mortara, PhD em Colorimetria Aplicada a Processos Gráficos, estabeleceu os parâmetros básicos para a padronização de cores. Já Bruno Ayala, especialista em Gerenciamento de Cores, explicou como criar um perfil de cor do zero, comentando cada etapa do processo.