Qual a intensidade do avanço do uso de Inteligência Artificial (IA) nas empresas? Para entender e identificar o nível de conhecimento e a capacidade dos empreendimentos em utilizar a IA, a Firjan elaborou uma mandala com escala bem definida, que vai do grau inativo ao transformador.
Lançado nesta segunda-feira (26/5), durante o evento comemorativo do Dia da IndústrIA 2025, o autodiagnóstico Firjan de Maturidade em IA permite avaliar se uma determinada empresa está pronta para a revolução da Inteligência Artificial. Nele, é possível identificar na escala as características que mais se aproximam da realidade das organizações: inativo, despertar, experimentador, fundacional, escala, transformador.
Clique aqui e descubra o nível de maturidade da sua empresaDe acordo com a classificação desenvolvida pela Firjan, o nível 0 é considerado inativo, quando a IA está fora da agenda da empresa; o nível 1, identificado como despertar, mostra que existe uma consciência inicial, mas sem ação concreta; o nível 2 ou experimentador já apresenta experiências instaladas, mas ainda sem governança; no nível 3, reconhecido como funcional, existe capacitação e estrutura, com projetos e metas; quando há aplicação da IA em operações do dia a dia, a empresa está no nível 4, denominado de escala; o nível 5 ou transformador tem IA no centro do negócio, quando a IA está totalmente integrada à estratégia corporativa.
Conheça as soluções ofertadas pelA Firjan para cada nível de conhecimento