Para reforçar o posicionamento da Firjan SESI na área de Saúde e Segurança do Trabalho, foi realizado na última sexta-feira, dia 25/11, o ‘Seminário Construção Segura e Saudável’. Essa foi mais uma iniciativa do projeto Rio Construção, que compreende um conjunto de ações da Firjan com o objetivo de fomentar toda a cadeia produtiva da Indústria da Construção. Estiveram presentes profissionais que atuam em SST na área da construção, RH, entre outras.
Os participantes do Seminário tiveram a oportunidade de aprender sobre as principais mudanças normativas e impactos na área de saúde e segurança no trabalho, em especial da nova NR 18, além de conhecer o Programa Construção Segura e Saudável da Firjan SESI. Os responsáveis pelas palestras na ocasião foram: Luiz Carlos Lumbreras Rocha – Coordenador GTT da NR 01, Auditor Fiscal do Trabalho - SRTE/RJ, Eng. Químico e de Segurança do Trabalho; Antônio Pereira do Nascimento - Coordenador do Projeto da Construção da SRTE/SP, Eng. Metalurgista e de Segurança do Trabalho e Luzia Lima - Eng. Civil e Eng. Segurança do Trabalho da Firjan SESI .
Ao fim das palestras foram promovidas visitas guiadas ao Centro de Referência em Construção Civil e as Unidades Móveis de Saúde e Segurança do Trabalho.
Projeto Rio Construção
“Este é um projeto de construção coletiva, que deu voz aos empresários que vivem os desafios de movimentar o setor. O aumento de produtividade virá a partir da articulação de agentes – instituições e empresas – na determinação das ações a serem tomadas”, afirma Marcelo Kaiuca, presidente do Fórum Setorial da Construção Civil.
O projeto, lançado em agosto de 2022, está distribuído num portfólio de serviços moldados de acordo com as demandas específicas do setor. Entre as ações oferecidas, destacam-se o projeto Licença 4.0, Alerta Formandos Senai, Programa #RioConstruçãoBIM e Construção Segura e Saudável.