
Em Brasília, Eduardo Eugenio transmite o cargo para Vagner Freitas de MoraesFoto: Iano Andrade/CNI
O presidente da Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, participou nesta segunda-feira (27/3), em Brasília, da cerimônia de transmissão de cargo ao novo presidente do Conselho Nacional do SESI, Vagner Freitas de Moraes. A solenidade contou com a presença do vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin; do ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho; do ministro do Gabinete de Segurança Institucional, Marco Edson Gonçalves Dias; e demais autoridades.
Em seu discurso, Gouvêa Vieira fez um breve balanço dos quatro anos à frente da entidade nacional, destacando a implementação de uma gestão caracterizada pela transparência, rigor e controle nos gastos, e um minucioso planejamento da execução orçamentária e financeira. "Esta foi uma das etapas mais gratificantes da minha trajetória profissional", pontuou.
Gouvêa Vieira lembrou que foi convidado para presidir o Conselho Nacional por estar à frente da gestão da segunda maior operação do SESI no Brasil, e que optou por não receber verba de representação pela atividade. Ele elogiou e agradeceu a equipe de profissionais do Conselho e aos demais conselheiros, que colaboraram na modernização da estrutura administrativa, gerando uma redução nos custos em quase 80%.
No período, houve uma economia de mais de R$ 7,2 milhões na renegociação dos contratos e despesa de pessoal, gerando um acumulado livre no caixa de R$ 210 milhões. “Tenho a satisfação de entregar para a nova gestão, uma instituição inteiramente equilibrada do ponto de vista econômico-financeiro”, afirmou.
O presidente da Firjan ressaltou ainda a criação do Núcleo de Governança, Riscos e Compliance, com o objetivo de promover um ambiente corporativo voltado à conformidade, transparência e boas práticas de gestão. O Conselho também promoveu a capacitação de mais de 100 profissionais de todo o Sistema Indústria, lançou um livro sobre o tema, o “Compliance para o Sistema Indústria – Teoria e Prática” e revisou o Código de Ética, de forma a garantir mais transparência e equidade na análise das demandas.
Por fim, Gouvêa Vieira destacou que o Conselho Nacional do SESI é reconhecido pela excelência no cumprimento de suas atribuições regulamentares e como órgão de apoio estratégico de gestão e indutor de boas práticas no SESI, e desejou todo o sucesso a Vagner Moraes na missão de prosseguir com a modernização e preservação do patrimônio do CN SESI.
"O Brasil precisa se inserir na quarta revolução industrial que o mundo está vivendo e a educação é o caminho. E a industrialização é fundamental para o país retomar o caminho do desenvolvimento", analisou o novo presidente Vagner Freitas de Moraes.