
Thieres Rodrigues, Francisco Roberto de Siqueira e Luiz Césio CaetanoFoto: Vinícius Magalhães | Firjan
Em agenda no Norte Fluminense, em que participou da inauguração de laboratório de ensaios para o setor cerâmico, na quinta-feira, dia 16/10, o presidente da Firjan, Luiz Césio Caetano, também integrou a reunião com empresários do Conselho da Firjan Norte Fluminense e apresentou as realizações de seu primeiro ano de mandato.
Ao lado do presidente da Firjan Norte, Francisco Roberto de Siqueira, Luiz Césio Caetano pontuou que, em um ano, a atuação em defesa de interesses da indústria resultou em 88% de demandas empresariais atendidas. "Estamos trabalhando diariamente e buscando atender às necessidades que o empresário aponta. Atuamos com escuta ativa e buscamos sanar as dificuldades e dores apresentadas por vocês em nossas pesquisas. O resultado apresentado aqui é fruto deste esforço neste primeiro ano", afirmou o presidente da Firjan.
"A proximidade de Caetano com a região e a conexão com os empresários em todo o estado são fundamentais para garantir a realização de ações e a implementação de estruturas relevantes para a indústria. Estamos à disposição e focados no atendimento aos empresários de nossa região", destacou Francisco Roberto.
Dentre os destaques apresentados pelo presidente da Firjan estão a atuação contra o aumento do FOT/carga tributária, pela regulamentação da reforma tributária, contra a redução da jornada de trabalho, para instituição de REFIS e transação tributária, além de entrega de propostas Brasil 4.0 regionais para prefeitos e a reestruturação da atuação do comitê de defesa de interesses da Firjan.
No Conselho, o empresário Edmilson Gonçalves parabenizou Caetano pelas ações e destacou seu empenho no atendimento a defesa de interesses. "Parabenizo pela entrega, em quantidade e qualidade, por toda a realização e enalteço a sua competência à frente da Firjan".
Ainda durante a apresentação, Caetano pontuou que no primeiro ano foram investidos R$ 130 milhões em infraestrutura da Firjan SENAI SESI e lembrou a criação de nova estrutura em TI, do Centro de Treinamentos Normativos em Benfica, do Centro de Referência em Metal Mecânico, do Instituto SENAI em Biosintéticos e Fibras, FabLabs, Laboratório de ensaios de resistência ao fogo, entre outras realizações. "Ainda este ano faremos a inauguração do Centro de Referência em TI – DigiTech, que será um ambiente de inovação focado em Inteligência Artificial o que será um diferencial para a indústria", anunciou Caetano.
As obras entregues e em andamento também foram destacadas, assim como a atuação internacional e a defesa de interesses. "Contabilizamos 1.796 demandas sindicais, contemplando articulações institucionais, temáticas de ESG, questões jurídicas, entre outras, e ainda temos muito a fazer. Com disposição, com escuta ativa e em prol da induatria do estado do Rio de Janeiro", finalizou.