Presidente do Conselho de Mulheres, Carla Pinheiro defendeu mais lideranças empresariais do sexo femininoFoto: Paula Johas
A presidente do Conselho de Mulheres da Firjan e diretora da federação, Carla Pinheiro, participou em 14/11 de um painel do B20 no G20 Social, promovido pela CNI, no Rio de Janeiro. O encontro “Crescimento Sustentável: Experiências B20” reuniu representantes do poder público e de empresas para debaterem o tema “Mulheres, Diversidade e Inclusão nos Negócios: rompendo barreiras estruturais e alavancando um futuro inclusivo”.
O painel discutiu estratégias e ações que promovam a inclusão social e igualdade de oportunidades no setor privado, em linha com as recomendações do B20. O grupo de debatedores compartilharam estratégias sobre como superar desafios estruturais e criar um futuro mais inclusivo, justo e promissor para todos e, em especial, as mulheres.
Carla Pinheiro destacou as ações desenvolvidas pela Firjan, citando a ‘Trilha de Aprendizado de gênero e diversidade nas empresas’, e afirmou que as pequenas e médias empresas necessitam do apoio das instituições e federações para desenvolverem ações inclusivas de gênero e diversidade em seus locais de trabalho.
“As pequenas e médias empresas já enfrentam tantas adversidades para permanecerem no mercado, que acabam sem condições de se dedicarem a outras ações, como ter um departamento ou funcionários para desenvolver a inclusão de gênero ou diversidade”, afirmou a presidente do Conselho de Mulheres da federação.
Ela também ressaltou a importância de se formar ou criar mais oportunidades para mulheres assumirem cargos de lideranças nas empresas. Junto com Carla, participaram do painel: Laís Abramo, secretária Nacional de Cuidados e Família; Neila Lopes, head de Diversidade & Cultura na Sanofi no Brasil; Marina Leal, head de Direitos Humanos da Natura. A moderadora foi Gabriela Leoni, PMO do Conselho de Ação de Mulheres, Diversidade e Inclusão do B20 Brasil.