
Luiz Césio Caetano, 1º vice-presidente e presidente eleito da Firjan, e Antonio Carlos Vilela, presidente do ConselhoFoto: Marcelo Martins | Firjan
Realizada na Casa Firjan na quarta-feira, dia 28/8, reunião do Conselho de Energia Elétrica da Firjan recebeu representantes da Light, da secretaria de Energia do governo estadual e de distritos industriais do Rio de Janeiro. O objetivo foi avaliar a qualidade da energia nessas importantes regiões empresariais do estado.
Em abril, a Firjan já havia feito uma reunião entre os distritos e a concessionária e esse novo encontro serviu para avaliar os avanços já atingidos e verificar o que ainda precisa ser melhorado para um melhor funcionamento das empresas.
“A qualidade da energia é fundamental para gerar mais empregos, aumentar a competividade do estado, melhorar a infraestrutura para as empresas e desenvolver as regiões onde os distritos estão instalados”, ressalta o presidente do Conselho, Antonio Carlos Vilela, que comandou o encontro ao lado do 1º vice-presidente e presente eleito da Firjan, Luiz Césio Caetano.
 |
A reunião do conselho foi realizada na Casa Firjan |
O superintendente de Relações Institucionais da Light, Daniel Mendonça, e sua equipe expuseram as ações realizadas pela concessionária para mitigar os impactos de oscilações de energia para os clientes nos distritos industriais atendidos pela empresa.
O empresário Renato Julião, do distrito de Campo Grande, relatou que foi perceptível a melhoria na qualidade da energia e nas ações de poda. No entanto, ainda é necessário avançar para que o fornecimento de energia atenda de forma satisfatória às indústrias.
Representantes dos distritos industriais de Campo Grande, de Queimados, de Japeri, Fazenda Botafogo, Santa Cruz e Valença também estiveram no encontro e relataram suas percepções em relação aos avanços. Para eles, os problemas ainda existem, como furtos de cabos e a necessidade de intensificar a poda de árvores, que prejudicam o processo produtivo das indústrias pela interrupção do fornecimento de energia.
O próximo passo do plano de ação será a realização de reuniões nos distritos industriais para entender as necessidades pontuais de cada distrito e a partir de então encontrar soluções focadas. A Firjan, no seu papel de articulação, vai continuar acompanhando a questão com o intuito de coordenar ações conjuntas e novos encontros serão realizados para que a avalição seja feita de forma constante.