
Caetano apresentou um balanço de seus primeiros meses à frente da federaçãoFoto: Vinícius Magalhães | Firjan
Nesta quinta-feira (3/4), o presidente da Firjan, Luiz Césio Caetano, participou da reunião do Conselho Firjan Centro-Sul, em Três Rios, onde destacou iniciativas para fortalecer a integração entre empresas fluminenses. Acompanhado pelo vice-presidente da Firjan Centro-Sul, Waldir dos Santos Júnior, Caetano apresentou um balanço de seus primeiros meses à frente da federação e ações em resposta às demandas levantadas durante escutas com o setor industrial.
O presidente destacou iniciativas para fortalecer a conexão entre empresas fluminenses, uma das principais reivindicações dos empresários. As medidas incluem desde mapeamento de necessidades até programas de capacitação, com o objetivo de criar um ecossistema mais conectado e competitivo.
"Há uma demanda muito antiga por maior integração. Muitas vezes, uma empresa não sabe o que outra daqui está fazendo e acaba buscando soluções em outro estado", contextualizou. Para mudar esse cenário, será feito um mapeamento de demandas e capacitação de empresas. "Queremos tornar o ambiente mais colaborativo, com ações estruturadas que realmente funcionem para fortalecer esse ecossistema de empresas associadas", afirmou Luiz Césio.

Durante o encontro, os empresários destacaram a importância da aproximação da Firjan com a região Centro-Sul, reforçando que essa escuta ativa é fundamental para que as políticas de defesa de interesses contemplem de forma efetiva as demandas locais.
“Essa proximidade é fundamental para fortalecermos o desenvolvimento econômico em todo o estado, garantindo que as empresas do interior, especialmente as micro e pequenas empresas, que representam a espinha dorsal da economia regional, tenham acesso às mesmas oportunidades, ferramentas de crescimento e inovação que as da capital”, observou o vice-presidente da representação regional, Waldir dos Santos Júnior.
Outro pilar destacado por Caetano foi a manutenção e o fortalecimento dos programas de desenvolvimento empresarial, como as caravanas técnicas e as imersões internacionais do IEL.
"É uma capacitação completa, com visitas técnicas, reuniões setoriais e contatos que trazem uma percepção real do que está acontecendo no mundo. É uma ferramenta poderosa para a competitividade da indústria fluminense", ressaltou o presidente.

Ao final da reunião, Caetano recebeu uma placa de homenagem pela Firjan Centro-Sul Fluminense e sindicatos Rodoferro (Sindicato das Indústrias de Materiais e Equipamentos Rodoviários e Ferroviários do Estado do Rio de Janeiro), Sindal (Sindicato das Indústrias de Alimentação de Três Rios, Paraíba do Sul, Sapucaia, Areal, Comendador Levy Gasparian e São José do Vale do Rio Preto) e Sindicom-TR (Sindicato da Indústria da Construção Civil e do Mobiliário de Três Rios e Região).
A honraria reconheceu seu apoio estratégico na defesa dos interesses da indústria e no fomento ao encadeamento produtivo da região, ações que têm fortalecido a competitividade das empresas e aprimorado o ambiente de negócios no interior fluminense.
