O Prêmio Firjan Ambiental divulgou, em 25/06, os vencedores da edição 2019. A iniciativa difunde e reconhece ações bem-sucedidas em prol do desenvolvimento sustentável das empresas do estado do Rio, levando em conta o aprimoramento dos processos produtivos e a implantação de projetos socioambientais.
Este ano, foi levada em consideração a Agenda 2030, um plano de ação desenvolvido pela ONU com 17 objetivos para um mundo melhor, por meio do desenvolvimento sustentável. Os ODS atuam nas três dimensões do desenvolvimento sustentável: a econômica, a social e a ambiental.
Foram contemplados projetos em cinco categorias: Água e Efluentes; Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos; Gases de Efeito Estufa e Eficiência Energética; Resíduos Sólidos; e Relação com Públicos de Interesse.
Conheça os premiados em cada categoria:
Água e Efluentes
Empresa: L'Oréal Brasil Pesquisa e Inovação
Projeto: Jardim Filtrante
O Sistema de Jardim Filtrante realiza o tratamento de águas pluviais e de resíduos industriais/laboratoriais e sanitários de forma natural, recondicionando-os para reutilização e, com isso, reduzindo o consumo de água da companhia. O sistema resultou em 4.167 m³ de consumo evitado, redução de R$ 100.002,61 de custos, além de ter eliminado o descarte de efluentes na rede municipal de esgoto.
ODS relacionados:
• 6 – Água potável e saneamento
• 9 – Indústria, inovação e infraestrutura
• 12 – Consumo e produção responsáveis
Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos
Empresa: Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae)
Projeto: Replantando Vida
O programa Replantando Vida objetiva produzir mudas em quantidade e qualidade para atendimento de projetos de restauração florestal, com foco na proteção e recuperação de mananciais e áreas de influência das bacias hidrográficas do estado do Rio. Além disso, contribui para ressocialização de apenados do sistema prisional estadual. Entre o início de 2017 e dezembro de 2018, o projeto teve como resultado a produção de mais de 400 mil mudas e o plantio de 297 mil mudas nativas da Mata Atlântica, o que equivale a 178,2 hectares, em parceria com 47 municípios do estado do Rio.
ODS relacionados:
• 4 – Educação de qualidade
• 8 – Trabalho decente e crescimento econômico
• 10 – Redução das desigualdades
• 16 – Paz, justiça e instituições eficazes
• 17 – Parcerias e meios de implementação
Gases de Efeito Estufa e Eficiência Energética
Empresa: L'Oréal Brasil Comercial de Cosméticos
Projeto: Carbono Zero – Gestão Energética Sustentável
O projeto refere-se às ações de combate às mudanças climáticas e ações de eficiência energética de seis unidades do Rio de Janeiro. Como resultados pode-se citar: 100% de consumo de energia renovável em todas as unidades; 2.000 toneladas de CO2 evitadas (2017 e 2018); 21% de redução de custos com consumo de energia elétrica; instalação de 2.400 m² de placas solares (2ª maior usina de geração de energia solar no estado); geração de 40 mil Kwh/mês; 29% de redução de emissões de CO2 por unidade de produto acabado (comparado com 2011).
ODS relacionados:
• 9 – Indústria, inovação e infraestrutura
• 12 – Consumo e produção responsáveis
• 13 – Ação contra a mudança global do clima
Resíduos Sólidos
Empresa: Rio Brita
Projeto: O Fim do Resíduo Gerado pelo Uso da Argamassa
A Celumassa é uma solução sustentável para os resíduos de sacaria de argamassas, desenvolvida em parceria entre a Rio Brita e a PUC-Rio. A cada 100 sacos recolhidos, um saco de 50 kg da argamassa para emboço é doado a comunidades carentes cadastradas no programa. Os resultados do projeto, de julho de 2017 a dezembro de 2018, foram: 250.578 sacos retornados; 50 casas emboçadas; 2.505 m³ de resíduos reciclados; e economia de R$ 70/m³ no descarte do resíduo.
ODS relacionados:
• 9 – Indústria, inovação e infraestrutura
• 12 – Consumo e produção responsáveis
Relação com Públicos de Interesse
Empresa: Companhia Caminho Aéreo Pão de Açúcar
Projeto: Educa Bondinho
O Educa Bondinho objetiva investir em educação ambiental de crianças e adolescentes, para um futuro mais sustentável, equilibrado e justo, por meio de visita guiada por educadores especializados. Entre 2015 e 2018, o projeto recebeu 1.057 escolas e 43.380 alunos e professores, com envolvimento de 60 cidades e presença de mais de 200 alunos PcD (pessoa com deficiência).
ODS relacionados:
• 4 – Educação de qualidade
• 11 – Cidades e comunidades sustentáveis
• 12 – Consumo e produção responsáveis
• 14 – Vida na água
• 15 – Vida terrestre
MENÇÕES HONROSAS
Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos
Empresa: Porto do Açu Operações
Projeto: Monitoramento de Tartarugas Marinhas no Porto do Açu
O projeto promove a conservação dos recursos marinhos através do levantamento de dados e desenvolvimento de pesquisas relacionadas às tartarugas marinhas. Além disso, promove o engajamento das comunidades litorâneas e do entorno. De 2011 até de 2019 protegeu mais de 9 mil ninhos; liberou ao mar mais de 820 mil filhotes de tartarugas; monitorou 62 km de praia; criou a reserva de proteção particular natural (RPPN) de Caruara; e engajou cerca de 2 mil residentes.
ODS relacionados:
• 8 – Trabalho decente e crescimento econômico
• 14 – Vida na água
• 15 – Vida terrestre
Resíduos Sólidos
Empresa: Methanum Engenharia Ambiental
Projeto: Lixo é Energia
O projeto, na Usina do Caju, desenvolveu a primeira tecnologia nacional para tratamento e valorização da fração orgânica dos resíduos sólidos urbanos (RSU) por meio da metanização, oferecendo não somente uma solução inovadora para os resíduos, mas estabelecendo um novo modelo de negócios para o setor. Como resultados, podem ser citados: 35 t/dia de RSU tratado; 12.775 t/ano de RSU divergida do aterro; geração de 3.150 m³/dia de biogás; atendimento de 70.000 habitantes.
ODS relacionados:
• 11 – Cidades e comunidades sustentáveis
• 13 – Ação contra a mudança global do cli