O Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem (CBMA), fundado pela Firjan, pela Associação Comercial do Rio de Janeiro e pela Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg), foi considerado “excelente” em ranking da Leaders League, agência internacional de classificação, especializada nos setores Jurídico, de Serviços Financeiros, Capital Humano, Inovação e Marketing e Gestão Patrimonial.
Para Gisela Gadelha, diretora Jurídica e de Compliance da Firjan e vice-presidente Jurídica do CBMA, estar entre os melhores centros de arbitragem do Brasil, no ranking de 2022, demonstra que o órgão vem trilhando o caminho certo no emprego de métodos alternativos para a resolução de conflitos.
“Arbitragem e mediação evitam a insegurança jurídica gerada pela demora dos litígios que, em regra, levam mais de 10 anos para obterem uma solução judicial. Nosso Judiciário está abarrotado de processos e, neste cenário da crise econômica agravada pela pandemia, há impasses empresariais que podem ser resolvidos longe dos tribunais, com mais agilidade e por especialistas no tema objeto da discórdia. No momento, temos 46 arbitragens em curso”, informa Gisela.