Portal Sistema Firjan
menu

Notícias

Infraestrutura

Cenário energético: análise da Firjan mostra queda semanal de 1,03% no nível dos reservatórios

Tempo médio de leitura: ...calculando.

Publicado em 29/09/21 16:21  -  Atualizado em  08/10/21 09:23

O ONS (Operador Nacional do Sistema) órgão responsável pela operação do sistema interligado nacional SIN indica que o nível dos reservatórios do sistema está em 24,7% - índice que, em agosto, estava em 31,16% -, com uma queda semanal de 1,03%. A expectativa é de que os reservatórios do Sudeste/Centro Oeste, responsáveis por 70% da capacidade de geração hídrica do país, cheguem ao fim de outubro com 12,6%. A carga de energia do mês de julho deve apresentar crescimento de 1,3% em relação ao mês de setembro de 2020.

Todas as termelétricas disponíveis continuam operando e contribuindo com 29% da geração total de energia do SIN. No dia 3 de setembro, a Firjan e a Fiemg realizaram reunião com os 10 principais players do setor elétrico do Sudeste para sugerir medidas adicionais àquelas que o governo já vem realizando, a fim de evitar uma falha do abastecimento de energia. Participaram da reunião, distribuidoras, geradoras e transmissoras.

Como resultado efetivo da reunião as equipes técnicas das federações agregaram 14 propostas e elaboraram uma estratégia de publicação em conjunto, criando a Carta Aberta Firjan e Fiemg. As 14 propostas têm foco nos seguintes temas de atuação: redução do consumo, diminuição da pressão sobre o horário de ponta; melhoria das oportunidades de financiamento; redução dos custos da crise; adequação da geração para 2022.

O documento também reforça ao governo a importância de uma comunicação transparente e contínua com a sociedade, destacando as medidas tomadas e quais custos serão suportados pelos consumidores. Ressalta também que é inaceitável que, mais uma vez, os consumidores e os setores produtivos sejam demasiadamente onerados pela atual crise energética, e recomenda que o governo federal encontre mecanismos de redução do impacto financeiro sobre a conta de energia, para não inviabilizar o crescimento econômico do país no médio e longo prazo.

Como desdobramento dessas articulações, a Firjan foi convidada pelo ONS para participar da reunião dos agentes do setor para acompanhar a apresentação feita pelo ONS sobre os dados do cenário e participar com contribuições. Na última reunião do Conselho de Energia Elétrica, o presidente da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, Rui Altieri e o Gerente Executivo da Câmara, Cesar Pereira explicou com mais detalhes o programa de RDV para os conselheiros.

 
Para Empresas
Competitividade Empresarial Educação Qualidade de Vida