Cerca de 60 indústrias, empresas e seguradoras do ramo automotivo foram contempladas com o Prêmio Os Melhores do Ano de 2019, promovido pelo Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Rio de Janeiro (Sindirepa) em parceria com a Firjan. A solenidade aconteceu em 05/12, na Casa Firjan, e contou com centenas de representantes de empresas fluminenses. Na premiação, seis integrantes dos setores público, privado e acadêmico foram homenageados com a Medalha do Mérito Indústria na Reparação Automotiva, que é concedida semestralmente: Lucas Tristão, secretário estadual de Desenvolvimento Econômico do Rio de Janeiro; Carlos Langoni, diretor da Escola de Economia e Finanças da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e do Centro de Economia Mundial na instituição; Katia Repsold, presidente da Naturgy Brasil; Alexandre do Valle, presidente do Ipem; Roberto dos Reis, presidente da Colorimetria; e Julio Back, presidente do Sinprovec. Além disso, quatro empresas parceiras foram premiadas: Naturgy, IGT Motors, KSPG Automotive Brasil e a Global.
Na abertura, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, presidente da Firjan, valorizou a parceria com o Sindirepa que, segundo ele, é uma das mais antigas. “Esse prêmio é uma referência para o setor automotivo e surge a partir da pesquisa com quem lida no dia a dia com os produtos e serviços: os reparadores. Essa inciativa estimula o aumento do padrão de qualidade”, ressaltou ele, acrescentando que o gás natural é um trunfo do Rio de Janeiro.
Celso Mattos, presidente do Sindirepa, aproveitou a oportunidade para mostrar otimismo com relação ao próximo ano. Ele falou ainda da importância do prêmio, que está em sua quarta edição, em um momento delicado para o setor. “Este ano foi muito difícil. Porém, estamos preparando novas ações para 2020, algumas em parceria com a Firjan. Esse prêmio traz a vontade de se capacitar e oferecer mais qualidade a cada ano a quem mais nos motiva: o consumidor final”, reforçou Mattos.
|
Celso Mattos, presidente do Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Rio de Janeiro (Sindirepa). |
Medalhista e escolhida para representar os homenageados, Katia Repsold também endossou a expectativa de expansão no mercado automobilístico, que deve acontecer em até seis anos. “A ideia é crescer no mercado de veículos pesados, entre 2024 e 2025, com a troca do diesel pelo GNV. É, inclusive, uma questão de saúde melhorar a qualidade do ar, além de ajudar o desenvolvimento do Rio e fazer o Brasil ir em frente”, aposta.
De acordo com o especialista da Firjan SENAI Adilson Dantas, o Rio de Janeiro é, no Brasil, o estado que mais instala GNV em veículos e também o que tem o maior número de instaladores. “Temos uma parceria com o Sindirepa, visando certificar e entregar profissionais ainda melhores para o mercado. Trabalhamos com cursos de atualização, com tudo que há de novo: kits GNV de 5ª geração, cilindros, tudo dentro das normas da ABNT e Inmetro”, detalhou.
Confira os ganhadores nas 19 categorias do prêmio:
Bomba de Combustível
1º - Bosch
2º - Delphi
3º - Magneti Marelli
Correias
1º - Dayco
2º - Gates
3º - Contitech
Componentes do Motor – Anéis, pistões e bronzina
1º - KSPG Automotive Brasil
2º - Mahle
3º - Takao
Montadoras
1º - GM
2º - Fiat
3º - Ford
Filtros de Ar
1º - Wega e Mann – Hummel (empate)
3º - Tecfil
Óleo Lubrificante
1º - Castrol
2º - Lubrax
3º - Ipiranga
Kits GNV 5ª Geração
1º - IGT
2º -
3º - SGV
Tinta e Distribuidor de Tinta Automotiva
1º - Colorimetria e a PPG (empate)
Amortecedor
1º - Monroe
2º - Cofap
3º - Perfect
Retentores
1º - Sabó
2º - Taranto
3º - Elring
Seguradoras
1º - Bradesco e Tokio Marine (empate)
3º - Porto Seguro e Sul America (empate)
Sistema de Orçamentação
1º - Cilia
2º - Soma
3º - Orion
Cilindro GNV
1º - MAT
2º - Mercocil
3º - Kambri
Válvula de Abastecimento GNV
1º - IGT
2º - Landirenzo
3º - Vdap
Tubo
1º - IGT
2º - TDLM
Instituição Financeira
1º - Bradesco
2º - Caixa
3º - Sicoob
Suporte de Cilindro GNV
1º - Gazfer
2º - Ferralumi
Redutor de Pressão
1º - Pressor
2º - Landirenzo / IGT
Cabo de Vela
1º - NGK
2º - Delphi
3º - Bosch