![Carla Pinheiro, presidente do Conselho Empresarial de Mulheres da Firjan, na abertura do 1º Diálogo Nacional, na Casa Firjan](../lumis/portal/file/fileDownload.jsp?fileId=8AE4828C8E382093018E7BE2AEFA7176&inline=1)
Carla Pinheiro, presidente do Conselho Empresarial de Mulheres da Firjan, na abertura do 1º Diálogo Nacional, na Casa FirjanFoto: Paula Johas
Empreendedorismo, combate à violência contra as mulheres, economia do cuidado, participação feminina em profissões científicas, tecnológicas, de engenharia e matemática e justiça climática são os temas em análise em cinco diálogos nacionais promovidos em cada região do país pela delegação do W20 Brasil — grupo de engajamento do G20 pela equidade de gênero e empoderamento feminino.
Na abertura do 1º Diálogo Nacional, nesta segunda-feira (25/3), na Casa Firjan (hub de inovação e tendências para as indústrias fluminenses, conectado com o futuro e comprometido em entregar soluções para a Nova Economia), Carla Pinheiro, presidente do Conselho Empresarial de Mulheres da federação, enfatizou o compromisso da Firjan em promover a diversidade, estimulando a inserção feminina em postos de gestão e liderança. “Neste ano em que o Brasil ocupa a presidência do G20, a Firjan está extremamente envolvida com essa agenda. Além do empoderamento econômico de mulheres pelo empreendedorismo, nosso objetivo é ampliar a representatividade feminina na estrutura do Sistema Indústria e estabelecer uma rede de colaboração para indústrias lideradas por mulheres”, afirmou ela, que também é diretora da federação.
Carla Pinheiro lembrou que o aumento de mulheres em funções de tomada de decisão – de 35,7% em 2013 para 39,1% em 2023, segundo a CNI, um crescimento de 9,5% – ainda se refere a cargos de liderança, não à alta direção das empresas.
Assista abaixo à íntegra do evento:
Adriana Carvalho, líder da Delegação Brasileira do W20, explicou que as conclusões desses encontros integrarão um documento com recomendações de políticas e compromissos a ser entregue à direção do G20 durante a Cúpula Social, em novembro, no Rio de Janeiro. “Este é o primeiro evento para dialogar e assegurar que representamos as muitas mulheres brasileiras e suas demandas”, disse.
O encontro reuniu representantes de diversas entidades que tratam da ampliação da participação socioeconômica feminina, contando também com Joyce Trindade, secretária de Políticas e Promoção da Mulher da capital fluminense; e Marcele Porto, coordenadora de Empreendedorismo da Secretaria Estadual da Mulher.
![W20-brazil.jpg](../data/files/A5/24/C3/DA/FFB7E810390283E8C8284EA8/W20-brazil.jpg)
O Brasil assumiu em 2024 a presidência do G20, principal fórum de cooperação econômica internacional formado por 19 países, União Africana e União Europeia. Nesse contexto, a presidência brasileira do W20 desenvolve uma agenda internacional e nacional para alinhar conhecimentos e trazer subsídios aos debates no âmbito das delegações internacionais.