Portal Sistema Firjan
menu

Notícias

Economia do Rio

Canal Viva a Transformação mostra como planejamento faz cidade prosperar

Bruno fez curso na Firjan SENAI, entrou na multinacional Ball e prosperou

Bruno fez curso na Firjan SENAI, entrou na multinacional Ball e prosperouFoto: Divulgação

08/10/18 15:22  -  Atualizado em  16/10/18 11:20

A reportagem desta semana no canal digital Viva a Transformação, do jornal O Globo, mostra a história de Três Rios, município que prosperou com informação e planejamento. A matéria conta a história do morador da cidade, Bruno de Paula, que em 2009 se inscreveu na seleção para uma vaga de Mecânico de Produção Trainne na fábrica da Ball Corporation, uma indústria multinacional que produz latas de alumínio, que havia acabado de chegar a Três Rios. O processo exigia que os candidatos participassem de um curso de mecânica na Firjan SENAI.

De lá para cá, ele fez treinamentos, recebeu promoções e acumulou experiências, ganhando o cargo de Supervisor de Produção. A história de Bruno exemplifica como uma indústria forte pode movimentar a economia de uma região e transformar a vida da população local. A atual prosperidade de Três Rios contrasta com a situação do município em 2006, quando ganhou o apelido de “cidade-fantasma”, por conta da perda de empresas e postos de trabalho. Para mudar o cenário, foi preciso planejar o futuro a partir do levantamento de dados sobre como o desenvolvimento poderia ser retomado.

Três Rios aproveitou uma janela econômica positiva para fazer investimentos certeiros. Hoje, apesar da crise do estado, não sofreu esvaziamento econômico, segundo a Firjan. O crescimento de Três Rios representa a aplicação prática das propostas sugeridas no Mapa do Desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro, criado pela federação em 2006. A iniciativa tem como objetivo o desenvolvimento de propostas que impulsionem o crescimento do estado, considerando um período de dez anos.

Confira também as outras matérias do canal Viva a Transformação.

 
Para Empresas
Competitividade Empresarial Educação Qualidade de Vida