A Firjan participa, desta terça-feira (25/05) até sexta (28/06), da
Brasil Offshore, que este ano completa 20 anos. O encontro da indústria de Petróleo e Gás brasileira acontece em um dos principais polos de exploração e produção do Brasil: Macaé, base para operação da Bacia de Campos. Durante o evento, a
Firjan terá uma agenda de mercado e institucional, além de promover uma rodada de negócios em parceria com a
Organização Nacional da Indústria do Petróleo (ONIP) e o Sebrae.
O objetivo é colocar frente a frente os fornecedores e os principais players do mercado de Petróleo e Gás. A Firjan SENAI SESI estará presente na rodada como empresa-âncora, buscando novos fornecedores na região. A rodada acontece nos dias 26 e 27, a partir das 15h.
A proposta é fomentar negócios e oferecer às empresas a possibilidade de identificar alternativas de fornecimento de bens e serviços no mercado local. Na última edição, em 2017, esses encontros geraram um volume de mais de R$ 142 milhões em negócios.
Na feira, a Firjan terá um estande com informações sobre os cursos de educação profissional oferecidos pela
Firjan SENAI, assim como soluções de saúde e segurança do trabalhador da
Firjan SESI. Outra atração será a visita guiada com os óculos de realidade aumentada, com o qual o público poderá fazer um passeio virtual pelos
Institutos SENAI de Tecnologia (ISTs). Na área de exposição da feira, também será montada uma escola móvel, onde haverá demonstrações de solda.
A federação também fará apresentações na Arena ONIP – Conteúdo Bacia de Campos, que acontece nos dias 25, 26 e 27, a partir das 15h, com painéis e temas ligados a compliance, legislação, tecnologias da área offshore e segurança operacional, além de uma apresentação sobre editais de inovação. A curadoria das palestras está a cargo da ONIP. A programação pode ser conferida
aqui.
Cenário de mercado
A entrada de outras operadoras para exploração do pré-sal no mercado nacional, nos últimos dois anos, trouxe perspectivas de novos investimentos na indústria de Petróleo e Gás. Desde a volta do calendário de leilões, especialmente com o avanço na pauta de campos maduros, Macaé retoma seu potencial de atividade para offshore e geração de empregos. O cenário promissor trouxe projeções positivas e só a Petrobras já anunciou US$ 20 bilhões para os próximos cinco anos na Bacia de Campos.
"A feira é uma forma de a Firjan SENAI SESI estar ainda mais próxima das empresas com a oferta de soluções e demonstrações do nosso potencial de atendimento" - Karine Fragoso, gerente de Petróleo, Gás e Naval da Firjan
Segundo a gerente de Petróleo, Gás e Naval da Firjan, Karine Fragoso, a participação da Firjan SENAI SESI na Brasil Offshore, em parceria com diversos atores institucionais e empresariais, fomenta discussões relevantes sobre o mercado.
“É uma forma de estarmos ainda mais próximos das empresas, com a oferta de soluções e demonstrações do nosso potencial de atendimento. Em 2019, a feira comemora 20 anos, juntamente com a ONIP. Um ano com muitas expectativas no ambiente de gás e com muito potencial de inovação a ser criado”, afirma Karine, que também é diretora geral da ONIP.