Silvio Costa Filho, ministro de Portos e AeroportosFoto: Paula Johas | Firjan
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, esteve nesta segunda (06/05) na Firjan para um encontro com empresários de diversos setores e regiões do estado.
O ministro e sua equipe foram recepcionados pelo presidente da Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, que destacou a importância do apoio à operação coordenada entre o Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, o Galeão, e o Aeroporto Santos Dumont, pleito defendido pela federação. A medida já gerou resultados positivos, como o aumento de 200% no volume de carga doméstica transportada no Galeão no primeiro bimestre de 2024, em relação ao mesmo período de 2023.
“É fundamental que se chegue rapidamente à definição da continuidade do concessionário do Galeão, conferindo a segurança jurídica necessária para viabilizar novos investimentos e garantir a eficiência operacional”, ressaltou Eduardo Eugenio.
O presidente da Firjan também pontou a necessidade de melhorias nos acessos terrestres e aquaviários ao porto do Rio e pediu apoio para sejam reativadas as operações do Porto do Forno, em Arraial do Cabo, que tem enorme importância para o desenvolvimento local.
|
Presidente da Firjan, Eduardo Eugenio apresentou os pleitos da federação ao ministro |
O ministro se colocou à disposição para discutir os interesses do Rio de Janeiro e ressaltou os avanços da economia brasileira, o que faz aumentar o interesse de investidores internacionais no país. “O Estado precisa estar totalmente alinhado com o setor produtivo para que os investimentos sejam feitos a fim de gerar emprego e renda para a população”, destacou.
Silvio Costa Filho também anunciou que serão investidos certa de R$ 1 bilhão na revitalização do porto do Rio nos próximos três anos, além de R$ 170 milhões em obras no Santos Dumont e melhorias em aeroportos regionais, como o de Campos, no Norte Fluminense.
O encontro também contou com a presença de Julio Lopes, deputado federal; Francisco Martins, presidente da PortosRio; Alexandre Monteiro, presidente da Rio Galeão; e Murilo Junqueira, presidente do Conselho de Administração do Aeroporto de Cabo Frio.