
Leonardo Edde, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, Chicão Bulhões, Rui CalçadaFoto: Paula Johas
A Casa Firjan é mais do que a sede oficial da edição 2023 da plataforma Business and Innovation Network (BIN) no Brasil, em parceria com a Universidade do Porto e, pela primeira vez, no Rio de Janeiro. Durante os dias 17,18 e 19/10, a Casa Firjan oferece uma programação robusta e gratuita, customizada pela Firjan IEL, especialmente para esta edição do evento, com o tema: Territórios e Inovação: Como o soft power incentiva a inovação para o crescimento dos negócios.
“O soft power é estratégico para o desenvolvimento do Rio e, portanto, uma agenda importante para a Firjan. Precisamos transformar o Rio de Janeiro, como um todo, em um território inovador. As cidades precisam ser boas para morar, viver, trabalhar, se divertir. Precisam ser mais humanas, mais sustentáveis. E a inovação é o caminho para isso. É o que a Firjan busca, dentro de sua atuação, tornando tangível nosso life style, nosso patrimônio cultural” declarou Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, presidente da Firjan.
Especialistas nacionais e internacionais estão escalados para compartilhar experiências e conhecimentos sobre como esse poder suave consegue impactar e transformar territórios, atraindo empresas, novos negócios, investimentos e inovação. Leonardo Edde, vice-presidente da Firjan e presidente do Conselho da Indústria Criativa da Firjan, apresentou ao público exemplos de países como Estados Unidos, França, Portugal e Coreia do Sul, que trabalharam seus pontos fortes para fortalecerem suas marcas e suas economias. “Brasil e Rio já têm um soft power inerente. Precisamos é potencializar isso e, o primeiro passo, seria desfragmentar ações que acontecem individualmente, direcionando todas para um mesmo objetivo, para uma mesma narrativa. A Indústria Criativa contribui significativamente para o PIB nacional e podemos ir além, se fortalecermos esse ciclo da intangibilidade. Precisamos trabalhar conjuntamente governos, empresas, academias”, explicou Edde, também presidente do Sindicato Interestadual da Indústria Audiovisual (SICAV).
Lançada em 2010 pela Universidade do Porto, BIN é uma rede internacional de conhecimento aberto e boas práticas profissionais a serem compartilhadas entre indústrias, universidades, parques tecnológicos, incubadoras de empresas e investidores. Rui Calçada, diretor da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), destacou a importância de parcerias como a realizada com a Casa Firjan para promover esses eventos internacionalmente, gerando mais impacto entre as comunidades participantes. “Trata-se de um fórum de discussão interdisciplinar que integra vários setores tecnológicos de forma a criar oportunidades de colaboração e cooperação”, definiu Calçada.
Chicão Bulhões, secretário de Desenvolvimento Urbano e Econômico do Município do Rio de Janeiro, compartilha da opinião da necessidade de uma forte conexão entre setor produtivo, governantes e academia para fortalecer as potencialidades da capital do estado. “A política é um reflexo da sociedade. Precisamos de um sincronismo na união de temas globais para recuperarmos e, depois, evoluirmos em relação aos nossos valores”, afirmou Bulhões, ressaltando a relevância de um ambiente de negócios mais seguro para atrair empreendedores, empresas e investimentos.
A programação completa, recheada de painéis, palestras, workshops e desafios de inovação, pode ser conferida aqui.