
Aula inaugural do ViraVida foi realizada com a presença dos 100 jovens em situação de vulnerabilidade social sorteados.Foto: Hélio Melo / Firjan
A edição 2025 do programa ViraVida, iniciativa da SESI Cidadania, bateu recorde de inscrições: 2.308 jovens disputaram etapas seletivas até a marca de 100 escolhidos. O programa é voltado a jovens de 15 a 22 anos em situação de vulnerabilidade social e moradores da capital e Grande Rio. Nesta segunda-feira, 12/5, foi realizada a aula inaugural na Firjan SENAI Tijuca. O evento de boas-vindas, além dos alunos selecionados, recebeu representantes da Firjan SENAI SESI, equipe e parceiros do projeto.
Criado em 2011 pelo Conselho Nacional do SESI, o ViraVida já atendeu mais de 900 jovens da região metropolitana do Rio, promovendo autonomia, autoestima e desenvolvimento para a construção de um futuro inclusivo. Um dos diferenciais do programa são as oficinas de desenvolvimento humano, metodologia da Firjan SESI, realizadas a partir do paradigma de integralidade e da educação socioemocional, incluindo uma abordagem de aspectos psicossociais: autoestima, saúde mental, fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.
 |
As novas turmas do ViraVida foram recebidas na Firjan SENAI Vila Isabel | Foto: Hélio Melo / Firjan |
Essa recepção do mercado é muito importante. A qualidade e a responsabilidade que isso nos traz de sempre fazer o melhor. Vocês, alunos, são um recurso humano de ótima qualidade e vai ser uma turma fantástica. Alexandre dos Reis, diretor executivo da Firjan SENAI SESI.
“Esse ano o processo seletivo foi muito duro e muito difícil. Os escolhidos já estão acima de qualquer suspeita sobre a capacidade, a vontade e a competência para fazer esse curso. Aproveitem porque é uma oportunidade ímpar que este programa oferece”, destacou Alexandre dos Reis, diretor executivo da Firjan SENAI SESI, salientando que o ViraVida tem taxa de empregabilidade alta e de satisfação muito boa das empresas que recebem os alunos.
“Essa recepção do mercado é muito importante. A qualidade e a responsabilidade que isso nos traz de sempre fazer o melhor. Vocês, alunos, são um recurso humano de ótima qualidade e vai ser uma turma fantástica”, ressaltou Reis. A nova turma, além das atividades de desenvolvimento humano, vai realizar a inclusão socioprodutiva e qualificação profissional através do parceiro Firjan SENAI Vila Isabel.
O ViraVida tem 272h de carga horária, com duração aproximada de sete meses. Para Eliane Damasceno, gerente de Responsabilidade Social da Firjan SESI, o projeto é uma experiência para além da qualificação profissional em administração ou logística, com atividades cotidianas de cultura, de relacionamento e muitas outras. “Como área, como gerência ou instituição, sentimos muito orgulhosos de ver jovens potentes, fortes, cheios de energia e possibilidades”, enfatizou.
 |
Eliane Damasceno, gerente de Responsabilidade Social da Firjan SESI, durante aula inaugura | Foto: Hélio Melo / Firjan |
Nosso trabalho é só potencializar estes jovens que depois que terminam o ViraVida vão para outras etapas como as indústrias, para o mercado de trabalho com a responsabilidade que levam daqui e nos fazem sentir felizes e gratos. Eliane Damasceno, gerente de Responsabilidade Social da Firjan SESI.
“Este é um processo de 23 pessoas por vaga e quem está aqui já é vencedor pela coragem de se inscrever. Nosso trabalho é só potencializar estes jovens que depois que terminam o ViraVida vão para outras etapas como as indústrias, para o mercado de trabalho com a responsabilidade que levam daqui e nos fazem sentir felizes e gratos”, comemorou Eliane Damasceno.
Aluno do ViraVida em 2018, o estudante de jornalismo da PUC Rio, Rodrigo Silva, de 23 anos, falou dos benefícios do projeto. “Tive a oportunidade de trabalhar o autoconhecimento, conhecer meus direitos e deveres como cidadão e ser encaminhado ao mercado de trabalho para depois alçar voos que nem imaginava. Se você é um ViraVida agora eu aconselho a mergulhar de cabeça e aproveitar todas as oportunidades, porque isso muda a vida de qualquer pessoa”, aconselhou.
Lucielly Silva, de 16 anos, moradora do morro do Salgueiro, espera que o ingresso neste projeto do SESI Cidadania também transforme sua vida. “Entrei acreditando que estava diante de uma oportunidade imperdível. Todos foram muito acolhedores e me senti abraçada pela equipe. Aqui vou adquirir não só conhecimento, mas sinto que vou dar uma virada de chave na minha vida, conseguindo oportunidades melhores profissionalmente”, disse a jovem, que se interessou pela área de logística.
 |
"Aqui vou adquirir não só conhecimento, mas sinto que vou dar uma virada de chave na minha vida, conseguindo oportunidades melhores profissionalmente", disse Luciele Silva | Foto: Hélio Melo / Firjan |