Luiz Césio Caetano e Carlos Henrique Silva SeixasFoto: Vinícius Magalhães | Firjan
Presidente da Firjan, Luiz Césio Caetano prestigiou a solenidade de posse da nova diretoria da Associação Brasileira de Energia Nuclear (ABEN) para o período 2025-2027. O evento foi realizado na sexta-feira, dia 17/1, no auditório da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), na zona sul do Rio, com a participação de representantes da Marinha do Brasil, universidades e institutos de pesquisa.
O novo presidente da ABEN, o contra-almirante Carlos Henrique Silva Seixas, destacou a missão da associação em promover e divulgar a ciência, pesquisa, tecnologia e a inovação do setor nuclear brasileiro. Silva Seixas também é presidente da Nuclebrás Equipamentos Pesados S.A (Nuclep).
Caetano elogiou a fala do discurso de posse de Silva Seixas, que afirmou ser necessário desmistificar o uso da energia nuclear, importante recurso de energia limpa e sustentável para o país. “A palavra-chave foi dita por Silva Seixas em seu discurso. Temos que desmistificar a energia nuclear e mostrar todo o seu potencial e aplicação. Ela pode ser usada na produção de alimentos, fármacos, medicina e base para a transição energética. O Brasil e o Rio de Janeiro, em especial por conta das usinas nucleares aqui instaladas, têm todo o potencial para o desenvolvimento e fornecimento dessa importante fonte de energia”, afirmou o presidente da Firjan.