
Luiz Césio Caetano e Paolo Caputo assinam acordo entre Firjan e OIM.Foto: Pedro Kirillos / Firjan
A Agência da ONU para as Migrações (OIM) e a Firjan assinaram na tarde desta terça-feira (23/9) Memorando de Entendimento (MoU) que firma parceria para a criação de um programa institucional de apoio e de capacitação profissional de migrantes, com o intuito de formar mão de obra qualificada para a Indústria.
Esta parceria traz como benefícios a atuação com foco em um público crescente, de pouca visibilidade e alta vulnerabilidade social, que, ao ser capacitado, pode se tornar fonte de mão de obra para a Indústria e seu encadeamento produtivo. Luiz Césio Caetano, presidente da Firjan.
A maior parte das ações propostas no memorando já estão sendo realizadas, desde 2022, com o Conselho Empresarial de Mulheres, no qual a OIM tem representação. Além disso, a organização já atua em parceria com a Responsabilidade Social da Firjan na articulação e contratação de cursos. Entre os mais recentes projetos de investimento social está o de Formação de Mulheres Migrantes para o Segmento Offshore, da TechnipFMC, da Firjan SENAI SESI e da Agência.
“Esta parceria traz como benefícios a atuação com foco em um público crescente, de pouca visibilidade e alta vulnerabilidade social, que, ao ser capacitado, pode se tornar fonte de mão de obra para a Indústria e seu encadeamento produtivo. A expertise e chancela da OMI auxilia muito nesse processo de identificação, legalização, acesso, assistência e capacitação do migrante”, afirmou Luiz Césio Caetano, presidente da Firjan.
"A parceria entre a OIM e a Firjan é antiga, mas, hoje, tivemos a oportunidade de formalizá e fortalecê-la para o futuro. O processo de inclusão produtiva migratória funciona também graças à contribuição do setor privado, o que torna esta relação estratégica", completou Paolo Caputo, chefe da missão da OIM no Brasil.
A celebração do MoU prevê, além da capacitação profissional de migrantes em competências técnicas e socioemocionais: sensibilização do setor privado para ampliação de conhecimento das empresas sobre recrutamento de migrantes; fomento ao empreendedorismo de pessoas migrantes, incluindo o desenvolvimento de competências; participação em eventos locais, nacionais e internacionais; pesquisas sobre assuntos de interesses mútuos.
 |
Jorge Peron Mendes, gerente de Sustentabilidade da Firjan; Paolo Caputo, Luiz Césio Caetano, Michelle Barron, chefe de programas da OIM; e Eliane Damasceno, gerente de Responsabilidade Social da Firjan SESI | Foto: Pedro Kirillos / Firjan |