Com o tema “Realidade Estendida e Metaverso: como as tecnologias AR e VR estão transformando as experiências digitais”, o Aquário Casa Firjan debateu, em 19/07, conceitos que podem ser aplicados na indústria, como na construção de novos maquinários, implementação de processos, aumento da eficiência e manutenção de equipamentos. Trata-se de um mercado em forte crescimento, com expectativa de investimento de mais de US$ 1,5 trilhão (R$ 8,2 trilhões) até 2030, de acordo com Simone Kliass, VP da Brazilian Extended-Reality Association (XRBR), instituição correalizadora do debate.
Simone destacou que essas tecnologias já estão começando a entrar em todas as etapas de produção da indústria, como a luva tátil com sensores que oferecem feedback de textura, peso e resistência do material, com mais precisão e segurança. Entre os benefícios estão a experiência entre os consumidores, a aceleração do desenvolvimento de produtos e a melhora na segurança e produtividade no ambiente do trabalho.
Ainda segundo ela, são infinitas as possiblidades do uso da Realidade Virtual (VR), Realidade Aumentada (AR) e Realidade Mista (XR) na indústria. “Quanto mais Realidade Virtual utilizarmos, mais teremos senso de presença e interoperabilidade”.
Assista abaixo à apresentação na íntegra:
A conversa foi aprofundada em uma mesa-redonda entre Bruno Xavier, coordenador de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação na Firjan; Francisco Almendra, cofundador e CEO do Studio KwO XR; e Thiago Toshio, tecnólogo criativo.
Toshio colocou que o desafio da interoperabilidade será crucial. Segundo Xavier, esse mundo atual, sensitivo e interoperável ainda requer muito estudo acadêmico até chegar em algo mais palatável. “Vivemos as grandes plataformas digitais por meio de uma plataforma comum. Plataformas abertas têm sido o grande modelo de negócios da indústria de jogos e negócios. Dentro do Metaverso, esse pensamento se mantém”.
Experiências cada vez mais integradas entre o mundo físico e o virtual é o que espera Almendra. “Chegar em acordos que vão garantir esse trânsito livre entre conteúdos e plataformas diferentes e entre camadas diferentes de informações. É sobre interagir socialmente e gerar valor de uma maneira persistente”.