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Aquário Casa Firjan debate o mercado de podcasts

Foto: Lucíola Villela

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Publicado em 03/04/2024 17:06  -  Atualizado em  04/04/2024 09:22

O potencial do mercado de podcasts, o avanço da monetização e as perspectivas para os próximos anos foram alguns dos temas abordados no Aquário Casa Firjan, em 2/4. O debate reuniu especialistas como Eliseu Barreira, da TV Globo, Camila Justo, head de podcasts no Spotify,  Isabela Reis, do podcast Angu de Grilo, e Victor Assis, CEO do podcast Podpah.

Segundo dados do Spotify, o consumo de podcasts cresceu cerca de 30% na plataforma em 2023. Camila Justo explica que o podcast foi uma mídia rapidamente adotada pelos brasileiros, colocando o país em terceiro lugar em consumo e produção. “A economia de criadores no Brasil é muito madura, o que ajuda no crescimento, e o grande investimento do Spotify em diferentes conteúdos e formatos foi muito importante para inspirar novos criadores”.

A apresentadora do Angu de Grilo, Isabela Reis, destacou também a importância da relação que o podcast permite ter com os consumidores. “Nenhuma outra rede social, mesmo com toda a exposição visceral, produz uma relação de intimidade tão saudável quanto o podcast.” Isabela aponta a singularidade do formato em poder acompanhar os usuários ao longo do dia.

Eliseu Barreira, head de Canais de TV por Assinatura, Mídias Sociais e Podcasts da Globo, também estava presente no último debate do Aquário sobre o tema, antes da pandemia. “Em 2020 só se falava no formato de áudio do podcast e, de lá para cá, as redes sociais se tornaram catalisadoras. Hoje as coisas estão intimamente ligadas, não tem mais como pensar em criar um conteúdo de podcast sem ter uma conta no Instagram, por exemplo”.

 Uma pesquisa realizada anualmente pelo Ipec mostra que, entre 2020 e 2023, os consumidores de podcast maiores de 16 anos passaram de 17% para 30%, e 60% dessas pessoas consomem apenas vídeo. Nesse contexto, Barreira diz que, quando se enfrentam as dificuldades de monetização dos podcasts, o áudio “se torna um laboratório para a produção, que cria audiência, comunidade e tendo potencial é levado para o mundo do audiovisual”.

Já Victor Assis, CEO do Podpah, contou que publicidade representa a maior parte do faturamento do programa, mas a integração com outras redes sociais representa parte significativa da receita. “O Podpah hoje é um hub de conteúdo e uma marca. A publicidade é o carro chefe, mas estamos sempre nos preparando para não ficar dependente de uma linha só”.

No final do ano passado, o Spotify atualizou a estratégia de podcasts, direcionando 100% do foco para os criadores de conteúdo. “Queremos ser um parceiro eficiente e para isso trouxemos um novo modelo de monetização oferecido aos criadores independentes que permite a venda de audiências para marcas. Nosso objetivo maior é a monetização em escala”, revela Camila.

Clique aqui acesse a plataforma de conteúdo da Casa Firjan para assistir a íntegra do Aquário

 
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