Destacar e fortalecer a presença digital entre os 900 milhões de usuários do LinkedIn é hoje prioridade para boa parte das mais de 58 milhões de empresas que participam da maior rede social focada no campo profissional do mundo. Paciência e originalidade, com relatos que deem um tom bastante pessoal à corporação por seus líderes, estão entre as estratégias tratadas no Aquário Casa Firjan da terça-feira, 11/04, “Definindo o LinkedIn: Quatro passos para se tornar um influenciador corporativo”
Apresentado por Lucas Gomes, CEO da OndaSkim, startup carioca que constrói narrativas para empresas como Shell, Enel e Globo, esse foi o quarto Aquário a abordar o uso do LinkedIn, visto como indispensável atualmente para o marketing B2B (business to business, ou seja, focado em negócios de empresa para empresa). Também falaram sobre suas experiências como usuários ativos nessa rede: Gabriela Onofre, CMO da Único, especializada em identidade digital; Daniel Orlean, CoCEO da Voltz, que oferece serviços financeiros a ecossistemas de energia, gás e saneamento; e David Costa Lima, especialista em B2B. O ponto comum em todas as exposições foi trabalhar uma imagem de autenticidade da empresa por intermédio dos perfis de seus líderes.
“O LinkedIn precisa ser mais do que um CV. Hoje, somos a segunda empresa em identidade digital no país, e o LinkedIn é prioritário para firmar essa imagem”, diz Gabriela.
Segundo Lucas Gomes, quanto mais personalizado for o perfil da empresa, por meio das postagens de seus executivos, maior o alcance. “O foco do LinkedIn é promover relacionamento entre profissionais; através dessas pessoas, a empresa vai mostrar seus valores e sua missão. O conteúdo precisa ter alma para ser relevante e trazer algo único às narrativas”, afirma Gomes.
Para David Costa Lima, o alcance orgânico do LinkedIn levou as empresas a verem a rede como uma ferramenta e não apenas um canal para troca de informações. “É preciso delinear uma estratégia, ter uma mensagem a passar, escolher sua audiência. Hoje, o LinkedIn tem este componente de negócios, portanto, vale explorar o perfil pessoal do executivo, pois o B2B está cada vez mais tecnológico”, ressalta Costa Lima.
Daniel Orlean considera ideal que o usuário publique ao menos um conteúdo diário. “Costumamos elencar temas mensais e cada executivo produz posts diferentes, com perspectivas próprias sobre o mesmo assunto. Eu me preocupo em reforçar valores como diversidade e consistência da Voltz, cuja construção de marca foi através do LinkedIn”.
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