Portal Sistema Firjan
menu

Notícias

Firjan / Economia

Alta da Selic é compatível com o momento, mas políticas adicionais que assegurem preços baixos e crescimento econômico sustentável são imprescindíveis

Tempo médio de leitura: ...calculando.

Publicado em 16/06/21 18:57  -  Atualizado em  16/06/21 18:59

A Firjan entende que um aumento da Selic em 0,75 ponto percentual neste momento está em linha com a evolução do quadro inflacionário atual e com o aumento das expectativas para a inflação para os próximos meses. Ademais, os indicadores de atividade econômica têm surpreendido positivamente, o que corrobora com um cenário de maior pressão inflacionária nos próximos meses. Desse modo, a federação entende que o ciclo de alta da taxa básica de juros é compatível com o momento e garante a ancoragem das expectativas. No entanto, é imprescindível acrescentar que o cenário é adverso e depende de políticas adicionais que assegurem preços em níveis baixos e crescimento econômico sustentável.

A despeito da atividade econômica ter apresentado resultados mais positivos, há um longo caminho a ser perseguido. A pandemia expôs os gargalos estruturais que atrasam o desenvolvimento da economia brasileira. Por isso, é fundamental a aprovação de reformas que solucionem as vulnerabilidades logísticas e tecnológicas, o alto custo de produção e, consequentemente, a baixa competitividade.

 
Para Empresas
Competitividade Empresarial Educação Qualidade de Vida