Josier Vilar (ACRJ), Mansueto Almeida (BTG Pactual) e Luiz Césio CaetanoFoto: Paula Johas
O presidente da Firjan, Luiz Césio Caetano, e integrantes da diretoria da federação participaram nesta sexta-feira, 24/01, do Almoço do Empresário, oferecido pela Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), em sua sede no Centro da cidade.
“É um evento importante, porque temos oportunidade de nos atualizar com o que há de mais recente no cenário econômico – tangenciando o aspecto político –, trazido por um especialista na matéria e do mercado de capitais. E, com a interação dos empresários, nós amadurecemos todas essas percepções que temos sobre as dificuldades que o Brasil vivencia e o estado do Rio também, intensamente”, avaliou Caetano, no evento capitaneado pelo presidente da ACRJ, Josier Vilar.
Além de Caetano, estiveram presentes as empresárias Isadora Landau Remy, 1ª vice-presidente da Firjan CIRJ; e Carla Pinheiro, diretora da federação e presidente do Conselho Empresarial de Mulheres.
|
Carlos Magno, diretor interino de Competitividade Industrial e Comunicação Corporativa da Firjan; Caetano, Carla Pinheiro e Isadora Landau. Foto: Paula Johas |
Em sua palestra “Tendências econômicas para o Brasil – uma responsabilidade de todos”, o economista-chefe do Banco BTG Pactual, Mansueto Almeida, fez uma ampla análise do país e do mundo. Citou aspectos positivos e preocupações, como a questão fiscal.
“O governo está perdendo credibilidade na sua política econômica. E, quando isso acontece, qualquer governo, em qualquer lugar do mundo, enfrenta uma reação dos investidores, que passam a exigir um prêmio maior para financiar a administração”, pontuou ele, sinalizando que o Brasil enfrentará dois anos (2025 e 2026) de juros altos e queda no investimento.
De aspectos positivos no Brasil, o economista citou o crescimento do PIB nos dois últimos anos, a baixa taxa de desemprego, a recuperação da renda real do trabalhador e a ampliação de investimentos em infraestrutura, devido ao maior número de concessões privadas de rodovias federais.