Uma noite de magia, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, premiou 58 estudantes que participaram da segunda edição do Prêmio Rio de Letras, entregue nessa terça-feira (7/10). Dos 264 inscritos, foram selecionados pela Academia Brasileira de Letras (ABL) textos nas categorias conto, crônica e poesia, de alunos dos três anos do Ensino Médio das escolas Firjan SESI e da rede pública estadual de ensino, a partir do tema “A humanidade e a natureza”. A plateia, em sua maioria formada por jovens, além de pais e professores, deu um show de alegria, torcendo e vibrando a cada prêmio anunciado.
“O Rio de Letras é um prêmio que busca mais do que estimular novos autores: busca também promover a reflexão sobre o mundo, e claro, manter a literatura viva”, disse o presidente da Firjan, Luiz Césio Caetano, em vídeo enviado ao Rio de Letras, iniciativa da Firjan SESI, com parceria da Secretaria Estadual de Educação e da Academia Brasileira de Letras.
Nas escolas Firjan SESI, este prêmio é só mais uma de tantas iniciativas voltadas para a leitura, de acordo com o presidente da federação.
“Nossas bibliotecas, por exemplo, registraram um aumento de 30% de frequência no primeiro semestre deste ano. Mais do que festejar a literatura, este evento proporciona uma experiência única de cultura e arte, essa linguagem universal, capaz de despertar o melhor de cada um e ampliar a nossa compreensão do mundo”, destacou Caetano.
 |
Os diretores do Sistema Firjan Mauricio Fontenele, Vinicius Cardoso e Alexandre dos Reis com a empresária Renata Daflon | Foto: Pedro Kirilos/Firjan |
O concurso premiou 18 alunos em cada categoria (conto, crônica e poesia) do primeiro ao terceiro ano do Ensino Médio das Escolas Firjan SESI e da rede estadual de educação. Os textos vencedores serão reunidos num livro publicado pela Firjan SESI.
Roberta Barreto de Oliveira, secretária estadual de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc), salientou que nunca viu o Theatro Municipal com tanta energia positiva: “Tanta gente linda que produz letras, poesias, encantamentos. E quando a gente vive na era da inteligência artificial, ver tanta produção autêntica, verdadeira, de corpo e coração, como falou o ator Jonas Bloch. A gente acredita que a educação tem futuro, que esse palco ainda tem muita vida. Parabéns! Mostrem o Rio de Letras para o Brasil, façam desse prêmio, um prêmio nacional”.
Renata Daflon, presidente da Associação Mulheres de Impressão e vice-presidente do Sindicato das Indústrias Gráficas do Município do Rio de Janeiro (Sigraf), que representou o presidente Luiz Césio Caetano, comemorou com orgulho o fato de os livros infantis serem os mais vendidos no Brasil, e as mulheres serem as que mais leem.
“O mesmo se reflete aqui, onde 65% dos textos selecionados são de jovens mulheres. Mas este evento é mais do que uma celebração da literatura. Aqui vocês terão uma experiência única, que certamente vai ficar marcada na jornada de cada um de vocês. E, quem sabe, vai até inspirar novas histórias, porque nós, no fim das contas, somos feitos de histórias, pois são elas que nos ensinam e nos fazem crescer”, enfatizou Renata, que também é diretora da Firjan CIRJ.
Já Alexandre dos Reis, diretor-executivo da Firjan SENAI SESI, ressaltou a qualidade e a profundidade das obras apresentadas, e disse se sentir honrado por estar na premiação do conto, que considera uma das formas literárias mais fascinantes, por sua natureza concisa e impactante. “O conto não é uma forma menor; é uma forma essencial. É um soco no estômago, um sussurro no ouvido, uma janela que se abre e se fecha rapidamente, mas que nos permite ver o universo”, enfatizou, parabenizando os vencedores, lembrando que os trabalhos foram reconhecidos pelos professores, pela Academia Brasileira de Letras e por todos os presentes na premiação.
A cerimônia reuniu música, dança, muitas histórias e poemas interpretados pela artista Gaia. Thalita Rebouças e Lázaro Ramos apresentaram a premiação dos novos talentos. Participaram ainda os atores Jonas Bloch, Juliana Linhares e Ana Kariri, além do cantor Jota.pê e das MCs Martina e Laura Conceição.
A segunda edição do prêmio trouxe um componente especial: a autoria da capa do livro é de alunos do curso técnico de Design Gráfico, da Firjan SENAI SESI Maracanã.
“Toda esta obra, do conteúdo à capa, reflete o impacto da cultura e da arte na educação. A verdadeira força dessa integração reside no desenvolvimento da criatividade, que não é um dom místico reservado a alguns artistas; é uma habilidade fundamental que pode ser estimulada e aplicada em qualquer campo”, observou Vinícius Cardoso, diretor de Educação e Cultura da Firjan SENAI SESI.
O filólogo e linguista Ricardo Cavaliere, membro da Academia Brasileira de Letras, foi o representante da ABL na cerimônia. Ele também ressaltou a importância de estar no Theatro Municipal para o prêmio.
“É uma honra estar neste palco da cultura brasileira. Quero cumprimentar todos os participantes e trazer os parabéns da Academia Brasileira de Letras por este prêmio tão valioso e por essa iniciativa tão importante. O Prêmio Rio de Letras é fundamental para tornar a literatura mais presente em nossas vidas e para fomentar o surgimento de novos talentos literários, como os que estão aqui hoje. Desejo que este prêmio se repita por muitos e muitos anos.”
As premiações variam entre tablets, kindles, troféus, coletâneas literárias e um exemplar do livro com os textos dos autores vencedores, lançado pela Firjan SESI. Foram premiadas ainda as escolas dos vencedores, os professores-orientadores e as coordenadorias regionais da Seeduc.
 |
Consultora de Educação da Firjan SESI, Andrea Marinho com alunos do curso técnico de Design Gráfico da Firjan SENAI SESI Maracanã | Foto: Pedro Kirilos/Firjan |
Confira abaixo a lista completa com os vencedores do Rio de Letras 2025:
Alunos da Firjan SESI
Contos:
1ª série
1º - Leonardo Lima de Bem - O bosque da ilusão - Firjan SESI Petrópolis
2º - Raíssa Freiman dos Reis - A última semente - Firjan SESI Nova Friburgo
3º - Rayane da Costa Francisco - Águas que fluem - Firjan SESI São Gonçalo
2ª série
1oº - Miguel Evangelista dos Santos - Tukano da terrafloresta - Firjan SESI Nova Friburgo
2o - Carla Vitória Carvalho - Menina sem cor - Firjan SESI Petrópolis
3º - Sofia Cordeiro dos Santos - Raízes de nós - Firjan SESI Jacarepaguá
3ª série
1º - Lara Fidalgo Britto Rocha – Verde – Firjan SESI Maracanã
2o - Yasmim da Silva Guedes de Melo - Se ainda houver norte – Firjan SESI Tijuca
3º - Emily de Amaral Pereira - Silêncio - Firjan SESI Macaé
3º - Samuel B. de Souza Marques - A árvore da vida – Firjan SESI Resende
Crônicas:
1ª série
1º - Eloá Rodrigues de Carvalho - Último abril - Crônica -1ª série - Firjan SESI Barra Mansa
2º - Samuel França Dantas Viana - O aroma de Gérberas - Crônica - 1ª série - Firjan SESI Volta Redonda
3º - Luiza Sardou Simas - Parte dele era a finitude - Crônica - 1ª série - Firjan SESI Nova Friburgo
2ª série
1º - Alyce Silva Bardela - A última mangueira da Rua 12 - Firjan SESI Macaé
2º - Letícia Vasques Peixoto de Lima - Alma Clemente - Firjan SESI Laranjeiras
3º - Gabriele de Azevedo Freitas - Falta ar - Firjan SESI Três Rios
3ª série
1º - Nayobe Grazielly Machado Domingos - Meu dilema (a)moral - Crônica - 3ª série - Firjan SESI Barra do Piraí
2º - Amanda Oliveira Pimentel - Antiga Paisagem - Crônica - 3ª série - Firjan SESI Barra Mansa
3º - Julia Oliveira de Carvalho Ferreira - Manual prático de como dominar a natureza (e ser dominado por ela depois) - Crônica - 3ª série - Firjan SESI Nova Friburgo
Poesia:
1ª série
1º -Anna Julia Paredes Corrêa Vassal - Terra à beira (por uma voz em alerta) - Firjan SESI Maracanã
2º - Gabriela Melyssa Santos Freire Pontes - Elegia verde: À sombra da palavra e da árvore - Firjan SESI São Gonçalo
3º - Laura Telles da Cunha Tomaz Bernardo - Mãe Natureza - Firjan SESI Petrópolis
2ª série
1º - Júlia Lamblet da Silva - O reinado da morte - Firjan SESI São Gonçalo
2º - Ana Clara Saldanha - A desobediência custa caro - Firjan SESI Petrópolis
3º - Gabriel Ambrosio de Freitas - Então é hoje - Firjan SESI Macaé
3ª série
3º - Juan Gabriel Gonçalves da Silva - Barro e Esquecimento – Firjan SESI Benfica
2º - Beatriz de Oliveira da Silva - Cor de Terra, Cor de Dor - Firjan SESI Maracanã
3º - João Gabriel de Freitas Barbosa Chagas - A terra que chora – Firjan SESI Nova Friburgo
Alunos da rede pública estadual de ensino
Contos:
1ª série
1º - Felipe Vieira - Quando a floresta tossiu - CIEP 193 – Wilson Mendes / Baixadas Litorâneas
2oº - Olivia Oliva Martinez - Febre da Terra, fardo dos pobres - CE Monteiro de Carvalho / Metropolitana VI
3oº - Pedro Henrique Galdino de Andrade - A vingança da natureza - Colégio Estadual José Veríssimo / Serrana
3o - Wilson Vianna dos Santos - O Último Ipê - C. E. Barão do Rio Branco / Metropolitana I
2ª série
1º - João Lucas Maura Batista - O verão não é mais o mesmo - CE São Francisco de Paula / Metropolitana -
2º - Winglevy Vitória Guilherme dos Santos - O último jardim - Conto - 2ª série - Colégio Estadual José Veríssimo / Serrana
3º - Lorayne Ketelheen Carvalho Vieira - O grande carvalho - CE Lourença Guimarães / Noroeste Fluminense
3ª série
1º - Jeferson Alves Soares - Um pacto esquecido – Conto - 3ª série - C.E. Pernambuco / Metropolitana III
2o - Luiza Cesário Teixeira - A busca por um lar - Conto - 3ª série - CE Professora Maria Izabel do Couto Brandão / Metropolitana IV
3º - Rayra Souza Mourão -Repensando suas atitudes - Conto - 3ª série - C.E. Pernambuco / Metropolitana III
Crônicas:
1ª série
1º - Filipe Vargas da Silva – Sobreviventes - C.E. Evandro João da Silva / DIESP
2º- Kassiele Sofia Motta Fonseca - Em comunhão com o mar - CE Desembargador José Augusto Coelho da Rocha Junior / Baixadas Litorâneas
3° - Eduarda Sophia Farias Silva - O eco da nossa indiferença - Colégio Estadual Sargento Wolff / Metropolitana VII
2ª série
1º - Rihanna de Sena Godinho Gomes - Antes que seja tarde - CE Presidente João Goulart / Metropolitana VII
2º - Thiago Werdan Curty Estephaneli - Cegos de Tecnologia, Surdos ao Mundo - CE Lions Clube de Itaperuna / Noroeste Fluminense
3º - Lorrayne de Oliveira Leal - O Grito da Natureza - CIEP 500 Antonio Botelho / Centro Sul
3ª série
1º - Fellipe de Brito Carvalho Spinola - A graça das capitais - CE Engenheiro Passos / Sul Fluminense
2º - Rafael de Araujo Mendes - Tudo - CE Alexander Graham Bell / Metropolitana V
3º - Leonardo Cardoso Calzolari - Geração Reborn - IE Eliana Duarte da Silva Breijão / Noroeste Fluminense
3º - Talita Dias de Lima Maciel - O abraço da mangueira - CIEP 341 Vereador Sebastião Pereira Portes / Metropolitana I
Poesia:
1ª série
1º - Jullia Jamilly Rodrigues Soares - O clima clama - CE Monteiro de Carvalho / Metropolitana VI
2º - Maria Eduarda Reis de Faria e Souza - O mundo é um só corpo - CE Engenheiro Passos / Sul Fluminense
3º - Ana Luiza Algaba Zdradek - Vocês que se chamam humanos - CIEP 229 Candido Portinari / Metropolitana V
2ª série
1º - Aryel Cristine de Oliveira - No princípio, era o verde - Instituto de Educação Sarah Kubitschek / Metropolitana IV
2º - Laís Pimentel Siqueira - Quando a Terra Silencia - CE Nobu Yamagata / Baixadas Litorâneas
3º - Julie Aguiar Andersen - Choro da Natureza – CE Engenheiro Passos / Sul Fluminense
3ª série
1º - Jenifer Rodrigues dos Santos - O Sussurro que Ninguém Ouve - C. E. Johenir Henriques Viégas / Noroeste Fluminense
2º - Daniel Hoelse - Ecos da harmonia Perdida - CE Júlio Salusse / Serrana II
3º - Maria Eduarda Pereira de Souza - O elo e a árvore - CE Sargento Wolf / Metropolitana VII
 |
Ricardo Cavaliere (ABL) entre os estudantes vencedores | Foto: Pedro Kirilos/Firjan |