A Firjan celebrou, nesta terça-feira (02/12), os 10 anos de criação do Conselho de Eméritos da Firjan/CIRJ. O encontro reuniu atuais conselheiros, familiares, empresários e lideranças da indústria fluminense num evento marcado por homenagens e pela posse de 18 novos integrantes. Ao todo, o Conselho passa a reunir 39 nomes, entre representantes regionais, líderes sindicais e personalidades que marcaram a história da instituição.
À frente da Firjan, da Firjan CIRJ e também do próprio Conselho, o presidente Luiz Césio Caetano destacou o simbolismo da data e a importância do colegiado. Afirmou que os eméritos representam “um grupo de altíssimo nível, escolhido pelos longos anos de dedicação às nossas organizações e pelos serviços de excepcional relevância prestados à indústria”. Caetano ressaltou que poucos sistemas de representação empresarial no país possuem um corpo consultivo com tamanha experiência acumulada.
Os novos conselheiros, disse o presidente, foram indicados por sua reconhecida atuação em defesa das causas coletivas da indústria, pela contribuição a fatos de impacto econômico e social no estado e por seu notável saber em áreas essenciais ao desenvolvimento da cadeia produtiva fluminense. “Dou as boas-vindas aos novos conselheiros, que são motivo de enorme orgulho para esta casa e cuja contribuição para nossa atuação é simplesmente inestimável”, resumiu.
O momento mais emotivo da celebração, entretanto, foi a homenagem ao empresário Armando Brasil Salgado, falecido recentemente. Integrante da primeira designação de membros do Conselho, em 2015, Salgado teve trajetória marcante à frente do setor de bebidas, além de forte atuação na diretoria da Firjan. Caetano relembrou o companheiro e destacou seu legado: “Ele nos deixou um vazio, uma saudade. Armando sempre será uma fonte de inspiração para todos nós”.
A cerimônia contou com a apresentação de um vídeo em memória do homenageado e, em seguida, com a entrega de uma placa aos seus filhos — Chryseide, Fernando e Alexandre Salgado, em reconhecimento à contribuição do pai para o desenvolvimento do estado do Rio de Janeiro. Emocionado, Fernando agradeceu o gesto e lembrou que o pai completaria 100 anos no próximo dia 13 de dezembro. Destacou, ainda, a personalidade firme e a dedicação incansável do empresário à indústria. “A união deve ser mantida acima de tudo. Esse era o legado que ele queria deixar”, disse.
Leia o perfil de Armando Salgado no site Memória da Indústria
Fernando destacou a intensa dedicação do pai ao trabalho e à Firjan: “Foram 46 anos de convivência com muitos que estão aqui. Essa troca permanente foi o que lhe renovou as forças ao longo da vida, porque a labuta diária ele exercia com uma disciplina admirável. Era parte da essência dele”. Também lembrou o temperamento forte do pai, empresário descrito com afeto e sinceridade. “Quem o conheceu de perto sabe que meu pai tinha uma personalidade marcante. Era firme, às vezes briguento, às vezes impaciente, mas profundamente leal. Tudo nele era movido pela vontade de fazer o melhor para a indústria, para o estado e para as pessoas que o rodeavam”, disse.
 |
| Acima: Carlos Erane de Aguiar, Alexandre Salgado, Luiz Césio Caetano, Fernando Salgado e Chryseide Salgado | Foto: Vinícius Magalhães
|
Após a homenagem, teve início a posse dos 18 novos integrantes do Conselho de Eméritos, ampliando a representatividade do colegiado em diversas regiões e setores industriais. São eles:
Armindo Silva (Conselho Firjan Nova Iguaçu e Região);
Bernard Emile Pels (Conselho Firjan Caxias e Região);
Carlos Eduardo de Sá Baptista (Presidente do Sinmetal CemRio/Diretoria Firjan CIRJ);
Carlos Erane de Aguiar (1º Vice-Presidente Firjan);
Carlos Fernando Gross (Presidente do Sinfar/Vice-presidente Firjan);
Celso Soares de Souza (Empresário, associado ao Sindmetal-NO);
César Weinschenck de Faria (Presidente do Sniec);
Francis Bogossian (Firjan CIRJ);
Gastão Reis Rodrigues Pereira (Conselho Regional Firjan Serrana);
Geraldo Ribeiro do Valle Haenel (Delegado efetivo do Sniee/Vice-presidente Firjan CIRJ);
Jomar Machado (Conselho Regional Firjan Norte Fluminense);
José Luiz Alves (Conselho Firjan Nova Iguaçu e Região);
Raul Eduardo David de Sanson (Vice-Presidente Simme /Vice-Presidente Firjan);
Ricardo Tannuri (Presidente Sindicapel);
Roberto Badro (Presidente do Sindcer e do Sindpães/Conselho Regional Firjan Serrana);
Joel Wermelinger Araujo (Conselho Firjan Regional Centro-Norte);
Joilson Wermelinger Araujo (Conselho Firjan Regional Centro-Norte);
Nelson Layola (Empresário, associado ao Sindvest).
Encerrando a cerimônia, Caetano reforçou que o Conselho de Eméritos simboliza a memória viva da indústria fluminense e o compromisso de gerações de líderes com o desenvolvimento do Rio de Janeiro. “O legado de todos é fundamental para que continuemos avançando. Esta casa se fortalece pela experiência e pela união que cada um traz”, finalizou.