* Encontros ao vivo.
**Primeiro encontro (ferramentas digitais):
Segunda-feira 02/09 das 09h às 12h
7 (sete) Encontros de conteúdo:
Terças-feiras das 09h às 12h dias 03/09, 10/09, 17/09, 24/09, 01/10, 08/10 e 15/10
6 (seis) Mentorias:
Quintas-feiras mediante pré-agendamento dias 05/09, 12/09, 19/09, 26/09, 03/10 e 10/10.
*** Associados Firjan têm desconto de 90% no produto Trilha, resultando no investimento de R$665,00 por empresa. Empresas não associadas pagam o valor inteiro de R$6.657,00.
Os produtos e serviços da sua empresa podem ganhar competitividade à prova de futuros.
Mudanças comportamentais, oscilações econômicas, crise no abastecimento e novas regulamentações são alguns dos fatores que vêm impulsionando transformações significativas nas empresas e na sociedade. Com os mercados cada vez mais competitivos e as mudanças acontecendo de forma acelerada e imprevisível, muitas empresas se veem em um ciclo incansável de produção e oferta para garantir o saldo positivo no final do mês e a sobrevivência do negócio no presente.
Embora o presente nos pareça um terreno seguro e confortável, a única certeza que temos é de que ele a cada dia se torna passado. O que não sabemos é se as escolhas de hoje poderão ter um lugar no futuro. Com o contexto mutável em que vivemos, quais são as suas apostas? Apesar da segurança que temos em repetir os protocolos que já conhecemos, a antecipação e adaptação preliminar a tendências é um caminho muito mais eficiente para se manter relevante e conquistar posições superiores no mercado do que a corrida tardia para alcançar mudanças já estabelecidas pelos concorrentes e a sociedade. Mas como equilibrar decisões de alto impacto no curto prazo com a necessidade de revisar o portfólio e investir em inovações constantemente para se manter atualizado no mercado?
A Trilha Inovação: Desenvolvimento de Produtos Baseado em Tendências fornece ferramentas para apoiar o desenvolvimento de produtos ou serviços das empresas, por meio do mapeamento dos sinais de tendências. O objetivo é apresentar o campo dos estudos de futuros e a pesquisa de tendências, como um recurso para orientar o desenvolvimento e o lançamento de projetos, auxiliando na identificação de oportunidades e desafios a longo prazo, preparando-os para o contexto de grandes mudanças e constantes transformações.
Para quem se destina
Empresas de pequeno, médio e grande portes que fabricam produtos ou vendem serviços, que desejam avaliar a perenidade do seu portfólio e traçar estratégias para se manterem relevantes.
A Trilha também é recomendada para as empresas que desejam aumentar a sua competitividade, adaptar-se prontamente às mudanças de mercado, promovendo uma visão antecipada de riscos e oportunidades, possibilitando maior clareza sobre os sinais de mudança que podem impactar seu negócio.
Perfil dos participantes
A empresa deverá selecionar 3 perfis de colaboradores das seguintes áreas ou funções*:
Criação ou gestão de produtos e portfólio |
Pesquisa de tendências ou de mercado |
Comercial ou Marketing, áreas que possuam relação direta com o cliente e o produto/ serviço |
*A Trilha se destina apenas a lideranças formais ou informais de empresas.
Caso não se enquadre nessa modalidade, você ainda poderá realizar os cursos da Educação Profissional da Casa Firjan: https://bit.ly/cursoedprofcf
Consultoria ágil, intensiva e prática em 8 dias de workshops
A Trilha proporciona às empresas participantes uma visão geral sobre os Estudos de Futuros e sobre como aplicar a pesquisa de tendências no planejamento ou revisão do portfólio com foco no aumento da competitividade e na manutenção da relevância de negócios.
- Dia 1 - Ferramentas e Ambientação
Experimentação das ferramentas digitais utilizadas na Trilha, visão geral do percurso da consultoria e networking com os facilitadores e as empresas participantes. Apresentação da ferramenta de diagnóstico de maturidade do negócio em relação à pesquisa de tendências.
- Dia 2 - Conhecer
Introdução aos principais conceitos do campo dos Estudos de Futuros e da Pesquisa de Tendências, com a apresentação de cases de empresas que estão utilizando essa pesquisa para pensar projetos estratégicos, inovação, desenvolvimento de produto e outras aplicações práticas para os negócios. Seleção do produto ou serviço que será utilizado na Trilha e mapeamento de sua linha do tempo, incluindo as mudanças observadas ao longo dos anos e seus disparadores.
- Dia 3 - Identificar
Apresentação da metodologia de pesquisa do Lab de Tendências da Casa Firjan, com ênfase na inovação para o desenvolvimento de projetos. Análise de triangulação de áreas dentro da empresa que podem contribuir com a pesquisa de tendências gerando novos insights sobre o portfólio das empresas.
- Dia 4 - Mapear
Mapeamento, qualificação e registro dos sinais de mudança com foco no macro e microambientes.
- Dia 5 - Conectar
Conexões e análise de sinais, identificando momentos de convergência e de divergência entre eles.
- Dia 6 - Filtrar
Desdobramento dos dados extraídos das fases de conexão e filtragem em desafios, oportunidades e impactos das tendências para o produto ou serviço da empresa. Ideação de projeto a partir da captação de tendências.
- Dia 7 - Planejar
Construção do plano de ação, traduzindo as tendências em soluções para o desenho ou revisão do produto ou serviço, delimitando as mudanças necessárias, atividades-chave, responsáveis, entre outros.
- Dia 8 - Apresentar
Apresentação do plano de ação construído pelas empresas participantes, com comentários e sugestões dos facilitadores e mentores da Trilha.
Fundamentos da Trilha
A Trilha é fundamentada na metodologia proprietária do Lab de Tendências, que, de forma prática e inédita, estimula o mapeamento, qualificação e registro de sinais com potencial disruptivo, seguida da análise e conexão de tendências, levantamento de oportunidades e de desafios a curto e médio prazo, e desenho de ações efetivas para os produtos e serviços com base nas tendências mapeadas.
Resultado esperado
Ao final da Trilha, os participantes terão realizado o mapeamento de tendências, desafios e oportunidades para um produto ou serviço da sua empresa, bem como aplicado as descobertas identificadas em uma estratégia de negócio, visando à manutenção da relevância e ao aumento de competitividade.