Aprenda a aplicar conceitos de estratégia organizacional para a competitividade da empresa
Aprenda sobre as principais visões de estratégia organizacional e saiba como aplicar seus conceitos na realidade das empresas. Conheça ferramentas que sejam capazes de auxiliar o gestor na sobrevivência e na competitividade de sua empresa.
Programa para Gestores de Micro, Pequenas e Médias Empresas
O programa surgiu a partir da escuta ativa realizada pela Firjan IEL aos empresários de pequenas e médias empresas do estado do RJ, com o objetivo de identificar as necessidades dos líderes no que tange à gestão de negócios.
Para quem se destina
Empresários que buscam ampliar seu conhecimento para aumentar a performance das equipes e a produtividade do seu negócio, perceber qual o modelo de estratégia mais adequado para sua empresa, aplicar uma ou mais ferramentas de estratégia compatíveis com sua realidade empresarial, além de preparar o esboço de um plano de negócios, contemplando os principais elementos que o estruturam.
9 módulos em diferentes temáticas e o gestor pode cursar um ou mais módulos de forma independente. Clique aqui e conheça os outros módulos.
16 horas por módulo
Formato on-line: síncrono e assíncrono
O gestor escolhe seu caminho de aprendizagem
Uso e disponibilização de ferramentas práticas
O que você irá aprender
- 01. Estratégia
Definição do negócio: visão, missão, valores
Quem é meu cliente? Qual a necessidade que eu atendo?
Cenários e ambiente competitivo;
Competências chave de negócios;
Principais modelos: Posicional, Resource Based View (RBV), BSC, Oceano Azul, Canvas
- 02. Execução
Modelo de Negócio e sistema de atividades para implementar a estratégia;
Estrutura e modelo de gestão;
Desdobramento da estratégia na organização: projetos, objetivos, indicadores e metas;
O Sistema de gestão da estratégia.
Principais ferramentas: Matriz SWOT, Modelo de 5 forças, Indicadores (Balanced Score Cards - BSC), Modelo das 4 ações.
Resultado esperado
Ao final do módulo, o participante deverá ser capaz de:
- Identificar e definir adequadamente qual é o seu negócio;
- Perceber qual o modelo de estratégia mais adequado para sua empresa;
- Aplicar uma ou mais ferramentas de estratégia compatíveis com sua realidade empresarial;
- Preparar o esboço de um plano de negócios, contemplando os principais elementos que o estruturam.